O PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, entregou hoje, dia 05 de julho selo CIRS ao município de Panambi-RS. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades locais, incluindo o Prefeito Daniel Hinnah, o Vice-prefeito Henri Jorge Markus, a Secretária de Administração André Batista, o Secretário de Desenvolvimento Rafael Jacques de Oliveira, o Secretário de Governo Marco André Regis, o Diretor Executivo da ACI Eduardo Sperb, e os Vereadores André Klos, Cláudio Dias, Neudi José Colombo e Merilin T. Dessbesell.
Além das autoridades, estiveram presentes a equipe de Projetos do PIT, a equipe da consultoria parceira contratada SmartFrees, funcionários da prefeitura, bem como secretários municipais. Durante o evento, destacou-se que o município de Panambi alcançou o nível mais alto de certificação na norma 37120, o que representa um avanço significativo tanto para a prefeitura quanto para a população a longo prazo.
A pesquisa para a obtenção do selo CIRS contou com a participação de funcionários efetivos da prefeitura, que apoiaram localmente e colaboraram com as Secretarias. Os indicadores não atingidos revelam oportunidades para novos projetos de melhoria no município, e uma lista de propostas foi entregue às autoridades locais.
O selo CIRS, que considera os indicadores da norma ISO internacional, avalia as cidades de todo o mundo de forma padronizada, permitindo que se tornem Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis. Panambi, ao receber essa certificação, se torna um projeto piloto e referência no estado do Rio Grande do Sul, estando apto a receber a certificação da ABNT.
Resultados da avaliação de conformidade:
– Norma ABNT NBR ISO 37120: 116 de 128 indicadores atingidos, maturidade de 90%, nível CIRS Platina.
– Norma ABNT NBR 37122: 43 de 80 indicadores atingidos, maturidade de 53%, nível CIRS Bronze.
– Norma ABNT NBR ISO 37123: 43 de 68 indicadores atingidos, maturidade de 63%, nível CIRS Prata.
Com um total de 202 pontos sobre 276 possíveis, o município de Panambi alcançou uma maturidade CIRS de 73%, evidenciando sua preparação e capacidade de se tornar uma cidade cada vez mais inteligente, resiliente e sustentável.