O Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT) e a MSD Saúde Animal firmaram um contrato de inovação aberta com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento tecnológico no Brasil. O contrato, com duração de doze meses, tem como meta principal a criação de um escritório de inovação na MSD, focado em aspectos técnicos e comerciais para a co-criação de projetos inovadores. Essa parceria vai ter uma gestão de estrutura personalizada e integrada ao ecossistema de inovação do PIT.
“O PIT é um grande parceiro e vai permitir que nossos executivos, colaboradores, clientes e parceiros tenham acesso a uma diversidade de ideias e ao ambiente que existe no PIT”, afirma Thiago Ponte, diretor de tecnologia e inovação da MSD.
Durante o desenvolvimento do projeto, serão criadas metodologias e fluxos de ação inovadores, aproveitando o know-how do PIT em gerar valor em projetos disruptivos e fomentar o mercado nacional. Os principais pilares incluem inovação aberta, inovação aplicada, desenvolvimento de competências e a geração de projetos em laboratórios compartilhados, focados em aprimorar a busca por soluções junto a clientes e parceiros.
O PIT possui um ambiente colaborativo com mais de 400 empresas vinculadas e uma incubadora e aceleradora de startups, proporcionando um ecossistema altamente qualificado para aplicar conceitos e atividades no desenvolvimento de soluções inovadoras. Além disso, a infraestrutura do Parque, aliada às suas conexões estratégicas com as instituições de ensino e pesquisa, promove uma cultura de cooperação e parceria, essencial para estimular a inovação entre academia e empresas.
De acordo com Marcelo Nunes, Vice-Presidente de Negócios do PIT, é uma grande honra estar participando desse processo de inovação aberta. “A MSD é uma das grandes empresas que podem não só trazer oportunidades para as startups e empresas que estão conectadas aqui, mas principalmente fazer com que novos negócios, novos empreendimentos, inovações tecnológicas façam a diferença para o nosso país”, conclui Nunes.
O projeto conta com o apoio de políticas governamentais e programas de incentivo à inovação, como FAPESP, FINEP, ABDI e BNDES, reforçando seu potencial de impacto no mercado nacional. O Parque de Inovação já possui uma extensa experiência em projetos de inovação aberta com grandes empresas, destacando-se como um parceiro estratégico para impulsionar a inovação no cenário brasileiro