O Parque Tecnológico de São José dos Campos registra fila de espera de empresas interessadas em se instalar no núcleo, localizado em Eugênio de Melo, na região leste.
A direção do complexo atribui a atratividade do Parque Tecnológico à importância do complexo, que vem se transformando em uma das referências do país em pesquisas e desenvolvimento de novos empreendimentos.
Atualmente, o parque possui apenas um centro empresarial, com 6.000 metros quadrados e capacidade para abrigar até 25 empresas.
Diariamente, cerca de 300 pessoas circulam pelo local, diz o diretor do Parque Tecnológico, Horácio Forjaz .
Ele relatou que a procura pelo espaço é grande.
Chamada pública lançada para selecionar novas empresas atraiu seis interessados.
Existe demanda para a implantação de novos empreendimentos, principalmente os que deixam as incubadoras e necessitam de espaço para crescer e se consolidar, disse.
A Golden Tecnologia, empresa que há 25 anos a tua no desenvolvimento, fabricação e comercialização de corantes e produtos químicos para a indústria têxtil, é uma das interessadas que aguardam vaga para se instalar no centro empresarial do núcleo.
A empresa instalou um laboratório em um condomínio industrial próximo ao Parque Tecnológico, mas quer expandir a sua área de pesquisa para o complexo.
O Parque Tecnológico reúne ambiente propício para a interação de empresas e para pesquisas, um dos nossos focos, disse Lourival Flor, diretor da Golden.
Quem está instalado no parque ressalta as vantagens do espaço. Um das vantagens é que podemos interagir com outras empresas, além de encontramos prestadores de serviços e fornecedores, relatou Ivan Santanna, da Adventure Instruments, que desenvolve e produz equipamentos para a área esportiva.
A Adventure estava incubada no Cecompi (Centro para Competitividade e Desenvolvimento do Cone Leste Paulista) e foi a segunda a se transferir para o centro empresarial1, no ano passado.
Segundo Forjaz, 40% dos empreendimentos que ocupam o centro empresarial são da área aeroespacial.
Novo centro vai atrair 50 empresas
Em fase de construção, o Centro Empresarial 2, do Parque Tecnológico de São José dos Campos, vai dobrar a capacidade de abrigar novos empreendimentos empresariais e de pesquisa.
A edificação é patrocinada pelo governo do Estado e o investimento é de cerca de R$ 3,2 milhões.
O novo centro terá capacidade para abrigar até 50 empresas em uma área de cerca de 11 mil metros quadrados, dividida em dois pavimentos.
O centro deve ficar pronto em 2014, mas a direção do Parque Tecnológico vai iniciar o processo de seleção de interessados no segundo semestre do próximo ano.
Ele terá café, lanchonete e módulos de 50 a 180 metros quadrados.