Em cerimônia prevista para as 18h30, do próximo dia 7 de maio, o Parque Tecnológico São José dos Campos, o Cecompi e a organização Anjos do Brasil assinam Termo de Parceria visando o apoio e a promoção de iniciativas voltadas ao fortalecimento de investimentos-anjo e à disseminação da cultura do empreendedorismo.
Uma das missões centrais do Parque Tecnológico é fomentar a criação e desenvolvimento de pequenas e médias empresas – PMEs de base tecnológica, propiciando-lhes ambiente propício à inovação e ao empreendedorismo, apoiando-as e estimulando-as para que seus programas de P&D se transformem em produtos de sucesso. Nossa parceria com a Anjos do Brasil irá em muito contribuir com este objetivo, pois trata-se de instituição de reconhecido valor e competência, também dedicada ao desenvolvimento empreendedorismo inovador, afirmou Horacio A. Forjaz, diretor geral do Parque Tecnológico.
A presença e participação dos denominados investidores-anjo na gestão de PMEs vem ao encontro de demanda crescente por parte de dirigentes de PMEs presentes no Parque por conhecimentos e práticas da moderna gestão empresarial, e que possam contribuir para a aceleração do crescimento e a estabilidade econômico-financeira de seus emprendimentos.
Evento Após a assinatura do termo de parceria, será ministrada palestra sobre o programa InovAtiva Brasil, da Endeavor. O evento ainda contará com um depoimento de um empreendedor Endeavor. A iniciativa tem inscrições gratuitas que podem ser feitas no e-mail: [email protected]
O InovAtiva Brasil é um programa de âmbito nacional, apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Endeavor e da consultoria Mckinsey & Company, de capacitação para impulsionar negócios com foco em inovação, seja de futuros empreendedores com ideias no papel que buscando apoio para colocá-las em prática, quanto para empresas iniciantes. A palestra ainda conta com os apoios institucionais do Parque Tecnológico e do Cecompi.
Anjos do Brasil – A Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos criada com o objetivo de fomentar o crescimento do investimento-anjo para apoio ao empreendedorismo de inovação, compartilhando conhecimentos, experiências e oportunidades de negócios para investidores-anjo e empreendedores e apoiando a formação de redes de relacionamento, buscando ajudar a conectar todos agentes da comunidade empreendedora.
O investimento-anjo é uma atividade que possui alto potencial de impacto na criação de empresas de alto valor agregado, destacando-se como exemplos a Apple, o Google, o Facebook e a Fedex dos EUA e a Bematech e o Buscapé do Brasil. O Investidor-anjo é um profissional que efetiva além do investimento dos recursos financeiros necessários para a criação de novas empresas, seu conhecimento, experiência e relacionamento aumentando significativamente as chances de seu sucesso bem como acelera seu crescimento, gerando além de empregos mais qualificados, know-how e tecnologia para o país.