No dia 23 de março de 2022, às 14h, o Parque Tecnológico São José dos Campos lança o Agropolo Vale, uma iniciativa que tem a contribuição de todos os atores do setor agropecuário do Vale do Paraíba paulista, com o objetivo de intensificar a transformação do agronegócio. Isso se dará por meio da incorporação de tecnologias aos sistemas produtivos e de consumo para o crescimento do agronegócio, com sustentabilidade econômica, social e ambiental, sempre gerando valor ao setor.
Dentro do Agropolo Vale, o Parque coordena duas frentes: o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Agronegócio, em parceria com a Universidade de Taubaté e o Sebrae-SP, e o Arranjo Produtivo Local do Agronegócio, um cluster de empresas de tecnologia com soluções para o agronegócio. O Cluster será desenvolvido em parceria com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo, Sebrae-SP, Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de São José dos Campos e instituições de ensino e pesquisa como Unifesp e Cemaden, entre outras instituições.
“O nosso papel como indutor no uso de tecnologias ultrapassa as fronteiras urbanas. A inteligência no uso dos dados é hoje um divisor de águas entre a competitividade em todos os setores e não seria diferente no agronegócio nacional. Essa nova frente do Parque será fundamental para estimular ainda mais o surgimento de novas empresas e soluções para o desenvolvimento do país”, diz Marcelo Nunes, diretor de desenvolvimento de negócios do Parque Tecnológico.
O lançamento terá a presença do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, entre outras autoridades do Estado, e de todos os prefeitos da região – entre eles Felício Ramuth, prefeito de São José dos Campos.
Link de inscrição para o evento: https://mailchi.mp/pitsjc.org.br/inscrito-agropolo-vale
1º Fórum da Gastronomia Artesanal
Na ocasião, o Parque promove também o 1º Fórum da Gastronomia Artesanal, que receberá cerca de 40 produtores da região que vão expor itens como queijos, embutidos, geleias e outros itens artesanais.
Chefs renomados, cujos restaurantes priorizam ingredientes locais, participarão de painéis. Está confirmada a presença de Rodrigo Oliveira, chef do restaurante Mocotó, e de Bel Coelho, chef do Clandestino e do Cuia Café.
Christophe Faraud, presidente da Associação Paulista de Queijos Artesanais, e Falco Bonfadini, presidente da Associação Comer Queijo Brasil, reforçam o debate sobre a produção de ingredientes artesanais e as autorizações recém-conquistadas no Estado de São Paulo para a comercialização de produtos artesanais.
Durante o evento, ocorrerá o Concurso Mesa de Ouro, para o qual os chefs convidados vão usar os produtos expostos na Feira para compor receitas exclusivas. No final do dia, os pratos serão avaliados por um júri e premiados.
SERVIÇO
Lançamento Agropolo Vale + 1º Fórum de Gastronomia Artesanal
Data: 23/3 (quarta-feira)
Horário: das 13h às 22h
Local: Parque Tecnológico São José dos Campos | av. dr. Altino Bondesan, 500, Eugênio de Melo, São José dos Campos-SP
Link de inscrição para o evento: https://mailchi.mp/pitsjc.org.br/inscrito-agropolo-vale
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
13h às 22h – Fórum de Gastronomia Artesanal
14h – Abertura:
Lançamento do AGROPOLO VALE
16h – Painel: Consumo Local e Desenvolvimento Regional
Bel Coelho – Chef do CLANDESTINO e do CUIA CAFÉ
17h – Palestra: O Produto Artesanal no Varejo: Realidade e Perspectivas
Falco Bonfadini – Presidente Comer Queijo
18h – Case: Empreendedorismo na Produção Artesanal
Christophe Faraud – Presidente APQA
18h45 – Painel: Potencial do Produto Artesanal na Gastronomia
Rodrigo Oliveira – Chef do MOCOTÓ
20h – Mesa Redonda – Premiação do Concurso Mesa de Ouro