A Prefeitura e o Governo do Estado planejam viabilizar no prazo de dois anos mais um local para abrigar empresas de base tecnológica no Parque Tecnológico de São José, o Centro Empresarial II que terá aproximadamente 10 mil metros quadrados de área útil.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (30), durante cerimônia de assinatura do Termo de Autorização para o edital de convocação de médias, pequenas e microempresas de base tecnológica interessadas em se instalar no Centro Empresarial I, também localizado no Parque Tecnológico.
O Termo de Autorização é o documento por meio do qual a Prefeitura autoriza a Associação Parque Tecnológico, gestora do Parque Tecnológico, a proceder a convocação e a seleção das empresas.
A cerimônia de assinatura do documento contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Geraldo Alckmin, do prefeito de São José, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do diretor da entidade que administra o Parque Tecnológico, entre outras autoridades, além de representantes da comunidade empresarial e centros de pesquisa.
As empresas interessadas em se instalar no Centro Empresarial I, a partir de março de 2010, têm até o próximo dia 18 para retirar o memorial descritivo e os anexos do edital na recepção do Núcleo do Parque Tecnológico. O prazo para a entrega dos envelopes contendo os documentos de Qualificação Técnica e Habilitação termina no próximo dia 21, às 17 h.
A seleção das empresas para a ocupação do Centro Empresarial I, com 5 mil metros quadrados de área útil, será feita em duas etapas. Nesta primeira fase, serão selecionadas dez empresas para áreas de até 300 metros quadrados. Na etapa seguinte, não haverá metragem pré-estabelecida, as empresas poderão pleitear a área de acordo com o projeto que planejam desenvolver. O local deverá abrigar cerca de 50 empresas.
“O lançamento desse edital representa um grande salto para estas empresas de base tecnológica. A inovação tecnológica, os investimentos em ciência e tecnologia e a criação de um ambiente favorável à atividade empreendedora são fundamentais para o Brasil”, disse o secretário estadual de Desenvolvimento Geraldo Alckmin.
O Parque Tecnológico recebeu recursos da ordem de R$ 40 milhões dos governos do Estado e municipal, que estão atraindo R$ 1 bilhão de investimentos da iniciativa privada para os próximos anos.