Esta segunda-feira (20) foi dia de fazer negócios, descobrir novas oportunidades e conhecer o mercado mundial na Feira do Empreendedor 2017, do Sebrae-SP. Uma comitiva com mais de 50 pessoas entre empresários, empreendedores e consultores do Parque Tecnológico São José dos Campos estão em São Paulo para mais uma edição do evento.
Entre os nossos residentes, incubados e associados, foram 17 empresas que participaram durante a tarde de rodadas de negócios com câmaras de comercio de cerca de 20 países. As apresentações e reuniões podem significar novos acordos comerciais, fomentar negócios entre os países para abrir novos mercados para os empreendedores do Parque Tecnológico.
Também tivemos a participação das Galerias do Empreendedor, onde os lojistas dos três mini shoppings do programa acompanharam a missão e participaram da Feira.
A missão é fruto de uma parceria entre o TIC Vale, arranjo produtivo de Tecnologia da Informação e Comunicação do Parque e o Sebrae-SP, que ofereceu além do acesso às reuniões, um ônibus que levou o grupo até São Paulo, onde a feira acontece desde o último sábado (18).
Ano passado o TIC Vale esteve na Feira do Empreendedor e os empresários apontaram como sendo um evento importante, com bons resultados, inclusive na expansão dos negócios, disse Marcelo Nunes, coordenador do TIC Vale.
Nunes destacou ainda o foco nas estratégias do TIC Vale, para o ingresso no mercado internacional. Este ano queremos expor as competências e estratégias do APL para mercado internacional, como Espanha, Portugal, America Latina e África do Sul. Essa aproximação inclusive já começou em novembro do ano passado, quando estivemos na Expo Smart Cities em Barcelona, completou.
Startup World
O Parque Tecnológico São José dos Campos foi destaque ainda no cenário das startups dentro da Feira do Empreendedor 2017. O gestor de empreendedorismo e inovação do Parque, Alexandre Barros, apresentou a metodologia do programa durante um dos painéis do Startup World, e fará parte da banca que vai avaliar as startups participantes.
O Startup Word – Mercados Emergentes é um espaço que estreou este ano na Feira do Empreendedor, e que tem como objetivo mostrar aos empreendedores quais são os novos negócios em áreas emergentes que carecem de produtos e serviços inovadores, e os negócios que têm potencial para obter recursos financeiros de diversas fontes no Brasil e no exterior.
O Parque Tecnológico foi convidado a participar como referência em gestão de programas para Startups, dividindo a experiência adquirida em mais de dez anos a frente do programa de incubadoras do município.
“Acredito que este convite para estarmos aqui, na maior feira de empreendedorismo do país, falando para startups do todo o estado, dividindo nossa experiência, é um grande e importante reconhecimento. Destacamos que isso só é possível graças a parceria com o Sebrae-SP, que sempre caminha conosco em todos os projetos que desenvolvemos no Parque Tecnológico”, lembrou Barros.
Destaque
A Autaza, startup incubada no Parque Tecnológico São José dos Campos, também foi destaque na Feira do Empreeendedor 2017. A empresa venceu o concurso Conte sua história – Pequenas Empresas Grandes Negócios, uma iniciativa da PEGN que dá espaço para os empreendedores apresentarem suas ideias de negócio.
A Autaza concorreu com outras seis startups e se destacou no seu pitch apresentação rápida e completa – para o júri formado pelos editores Fabiano Candido e Fabiana Pires e o especialista Guilherme Arradi.
Como prêmio, a empresa especializada em visão computacional e inteligência artificial para inspeção do mercado de indústrias, vai ter sua história contada na próxima edição da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.