O Parque Tecnológico – São José dos Campos e o Cecompi (Centro para a Competitividade e Inovação) celebram na próxima terça-feira (15), às 14 horas, um termo de parceria com a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).
A aproximação das instituições irá favorecer os estudantes do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), que é uma escola técnica da Fundhas, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos. Os jovens poderão participar de programas de estágio ou atuar como aprendizes nas empresas sediadas no Parque, presentes nas incubadoras ou associadas ao Cecompi.
O Parque Tecnológico, onde também está instalado o Cecompi, é um ambiente de sinergia e de constante desenvolvimento tecnológico e inovação. Com isso, a direção do Parque e do Cecompi entende que, ao se aproximar da Fundhas, esta propiciando aos jovens por ela atendidos uma oportunidade de crescimento profissional e social, no caminho para um futuro de sucesso no mercado de trabalho.
O Parque quer abrir oportunidade para todos, não só para as indústrias, empresas e universidades, mas também para os setores que são desassistidos socialmente. Isso vem ao encontro da nossa vontade nos aproximarmos mais da comunidade no nosso entorno e assim oferecer oportunidades de estágio e formação profissional para os jovens, explica Marco Antônio Raupp, diretor geral do Parque Tecnológico.
Parceria
O termo de parceria prevê que sejam desenvolvidas atividades educacionais, teóricas e práticas para a formação profissional dos jovens, nas áreas de manutenção de aeronaves (GMP, célula e aviônicos), eletrônica, mecânica, edificações, química, comércio exterior e administração.
“Este acordo irá melhorar a capacitação dos nossos alunos de cursos técnicos, que terão acesso a modernos laboratórios e equipamentos e ainda aproximará nossos estudantes das empresas locais, criando oportunidades de estágio e emprego em um setor exigente do mercado de trabalho”, ressalta Vanda Siqueira, presidente da Fundhas.
Outra vantagem da parceria será a possibilidade dos professores indicados pelo Cephas participarem de cursos e treinamentos realizados tanto no Parque Tecnológico como no Cecompi, aproximando-os ainda mais do mercado e das tendências tecnológicas.
Fundhas e Cephas
O Cephas é uma escola técnica da Fundhas, que incentiva a inclusão social por meio da educação profissional, oferecendo cursos técnicos gratuitos, aos quais o acesso é feito por meio de vestibulinho. Já a Fundação Hélio Augusto de Souza é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que atende gratuitamente, crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, no contraturno escolar. São 18 unidades distribuídas pelas seis regiões da cidade.
“Acredito que esta parceria será uma grande oportunidade para nossos estudantes e professores, e nos levará a aprender e inovar juntos”, conclui Rita de Cássia Garcia de Souza Silva, diretora do Cephas.