Três empresas do Parque Tecnológico São José dos Campos se unem em parceria inédita para desenvolver um novo modelo de dispositivo de simulação com elevada tecnologia e inovação. As empresas Engtelco, RSD Desenvolvimento e Tecnologia e Conexão Local decidiram juntar conhecimentos e experiências para colocar no mercado equipamentos para treinamento específico de alta complexidade, simulando condições próximas da realidade.
O uso destes equipamentos irá trazer mais segurança, aumentando a eficácia no aprendizado e melhorando a gestão, pois representa o emprego da tecnologia para facilitar ações que, se efetuadas em plano real, exigem mais tempo e custo. Estamos colocando em prática o que nos oferece o Parque Tecnológico. Isto é, unimos nossos conhecimentos para oferecer ao mercado um produto avançado e que traga vantagens tanto para quem vai usá-lo diretamente como para as empresas que irão oferece-lo aos seus usuários. Por outro lado, a sociedade também irá se beneficiar com pessoas mais qualificadas e conscientes dos riscos que existem em ações básicas de nosso dia a dia, explica o diretor de operações da Engtelco, Daniel Gil Monteiro de Faria.
Simuladores têm uso consolidado no meio aeronáutico, no entanto, em outros setores, ainda não estão tão qualificados ou são inexistentes. Esse é o diferencial do produto dessa parceria atender com precisão e qualidade a demanda por simuladores em diversas áreas que possam, de fato, garantir treinamento de excelência aos profissionais, reduzindo os custos com operação, manutenção e reduzindo o número de acidentes durante o treinamento, para que possamos formar os melhores profissionais, comentou José Sebastião Ribeiro, diretor da RSD Desenvolvimento e Tecnologia.
Para Rogério Marinho, diretor administrativo da empresa Conexão Local, os sistemas precisam de informatização e é nessa parte que a sua empresa pode colaborar. Faremos a plataforma de software com alta disponibilidade e total segurança, utilizando recursos de cloud computer com foco no que há de mais inovador e mais atual, acrescentou.
As pesquisas e o desenvolvimento dos produtos já estão em andamento e ainda este ano as três empresas devem apresentar detalhes sobre os equipamentos.
Para o diretor geral do Parque, Marco Antonio Raupp, essa parceria é prova de que este é um bom ambiente, para juntar forças e cooperar. O Parque não é apenas um local de residência e em uma situação como esta, quando se encontra um denominador comum de cooperação e novos negócios, a parceria celebrada comprova a missão do Parque, finalizou.