O potencial do Brasil no desenvolvimento de tecnologias do setor espacial foi demostrado ao mundo durante os dias 11 a 13 de setembro, em Foz do Iguaçu, durante o 5th SELM – Space Economy Leaders Meeting. Organizado pela AEB para receber os líderes das agências espaciais do G20, em debates de assuntos estratégicos no cenário mundial com o tema “Economia Espacial e Mudanças Climáticas: Desafios e Oportunidades”. O PIT – Parque de Inovação de São José dos Campos – foi convidado pela Agência para estar presente com o Presidente Jeferson Cheriegate e o Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro e algumas de suas empresas associadas para expor seus produtos e serviços..
O Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro, em sua missão de fortalecer a indústria nacional espacial, vem trabalhando em parceria com a AEB,muito por meio do escritório regional no PIT, para incentivar fortalecimento, perenidade e expansão do setor.
Os três dias de evento foram repletos de novas conexões, com o Cluster Aero, que lançou o novo portifólio focado nas expertises espaciais e trouxe informações dos outros programas do PIT, como os Clusters TIC Vale e Agropolo Vale, e o departamento de negócios internqcionais. Foram vários oscontatos com os líderes das agências espaciais para expor as oportunidades no estande do Parque. Jeferson Cheriegate teve a honra de participar do painel com o tema “Como a indústria poderia engajar na mitigação de mudanças climáticas baseado em um critério de sustentabilidade e visão do futuro”. Ele reforçou o papel do envolvimento da governança e principalmente da comunicação com a população sobre a importância do desenvolvimento e investimento sustentáveis em tecnologias espaciais e como elas auxiliam na construção de um futuro mais verde. Posteriormente teve a oportunidade de fazer um pitch para a comunidade espacial presente.
Para as empresas nacionais, a iniciativa da AEB em trazer a indústria para entrar em contato com os líderes das agências espaciais foi uma oportunidade de conexões rica e celebrada. As associadas ao Cluster Aero, Acrux Aerospace Technologies, Akaer, Ayla Space, BRENG, Fibraforte, Saipher, Thales Omnisys e Zenit Aerospace estiveram presentes na zona de exposição e ressaltaram o quanto foi importante a participação. “Participar do V SELM foi um marco realmente importante para a BRENG, sabendo das discussões e temas abordados pelas lideranças espaciais do G20. Neste importante evento, tivemos a oportunidade de rever amigos da indústria espacial brasileira, bem como realizar aproximações com as delegações das agências estrangeiras. No balanço geral, acreditamos que os objetivos propostos pelo evento foram alcançados e que a pujança da indústria nacional foi ressaltada”, comentou Felipe Jean CEO da BRENG, associada ao Cluster Aero.
Para coroar o evento, na tarde do último dia após as delegações internacionais partirem para uma visita as Cataratas de Iguaçu, a AEB reuniu a comunidade brasileira em um congresso fechado para as empresas e instituições debaterem as oportunidades e estratégias do setor espacial no Brasil. O Presidente do PIT pôde participar da mesa redonda junto da FINEP, AIAB, INPE e DCTA com o tema: “Desafios e Oportunidades”, reforçando a importância em reunir o ecossistema e abriu o Parque para reuniões futuras.
O PIT e o Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro com parcerias com a AEB, EMBRAPA, DCTA, INPE, IEAv e outros importantes players do setor nacional, continua na missão do fortalecimento da vertical no país para incentivar mais casos de sucesso. Em 25 de novembro, no PIT Space Summit haverá mais um momento para congregar a comunidade espacial do Brasil e debater importantes temas, como: desafios enfrentados, casos de sucesso, infraestrutura de laboratório para a pesquisa e desenvolvimento, linhas de fomento e outros temas para o upstream e downstream. Não perca no PIT, o evento é gratuito, mais informações e inscrições no QR Code abaixo.