Empresas que anunciaram seu ingresso no Parque Tecnológico no ano passado estão com as obras das suas novas instalações em estágio avançado.
Boeing
A área na qual funcionará o Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing no Brasil dentro do Núcleo do Parque Tecnológico abrange 630 metros quadrados em um dos prédios anexos às instalações principais do Parque. As obras seguem o cronograma original, com previsão de término no fim de fevereiro. Desde setembro de 2013, engenheiros da Boeing já trabalham em um espaço temporário dentro do Parque conduzindo pesquisas inovadoras em áreas como biocombustíveis sustentáveis para aviação, gestão avançada de tráfego aéreo, metais e biomateriais sustentáveis avançados.
Laboratório de Estruturas Leves (LEL)
A obra de construção da Sala Limpa (classe 9 da norma NBR ISO 14.644-1), com 1.600 metros quadrados, está praticamente concluída. Foram instalados sobre a laje do prédio, um chiller e três unidades de tratamento de ar. Cada uma destas unidades têm três módulos de filtragem, totalizando a capacidade de 156 toneladas de refrigeração para a Sala Limpa. A instalação do sistema de proteção e combate a incêndio, aprovado pelo Corpo de Bombeiros, também já foi feita.
As obras abrangem ainda as áreas de oficinas e escritórios, reforma de banheiros, construção de salas em drywall e painéis navais, instalações elétricas e das utilidades (ar comprimido, água de resfriamento e vácuo), além da instalação das redes de combate a incêndio. Parte da subestação elétrica do Parque Tecnológico foi modificada para atender a implantação do LEL, cujo início de operação está previsto para março próximo.
Grupo Airbus
As obras de adequação da área ocupada no Parque Tecnológico pelo Airbus Group (nova denominação da European Aeronautic Defence and Space Company EADS) tiveram início no mês de novembro e somam 320 metros quadrados de área ocupada. As obras avançam segundo o cronograma pré-estabelecido e a expectativa é que a Airbus inicie operações no Parque a partir de março deste ano.