O ministro da Ciência e Tecnologia da República Popular da China, Wan Gang, visitará o Parque Tecnológico São José dos Campos neste sábado (20), às 10h. A visita dá partida às ações de cooperação bilateral em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na área de parques tecnológicos entre os dois países.
A visita do ministro chinês ao Brasil é motivada pela sua participação na reunião do II Diálogo de Alto Nível Brasil-China de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece amanhã (19), das 9h às 16h45, no Auditório Wladimir Murtinho, Palácio Itamaraty, em Brasília (DF). O II Diálogo será coordenado conjuntamente pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Aldo Rebelo.
O encontro prevê a discussão de cooperação nas áreas de novas energias e novos materiais, ciências agrárias e segurança alimentar, tecnologia da informação eletrônica e internet; e, a plataforma de ambiente de inovação entre os dois países. Além dos temas relacionados, está prevista a assinatura de memorando de entendimento (MdE) entre MCTI e o Ministério da Ciência e Tecnologia da China (MOST) sobre cooperação bilateral em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na área de parques tecnológicos.
O diretor geral do Parque Tecnológico, Marco Antonio Raupp, participará da reunião do II Diálogo e, no sábado, receberá a comitiva chinesa em São José dos Campos já como parte da iniciativa de concretizar as propostas do memorando. Queremos aproveitar para apresentar a possiblidade de projetos de cooperação para um possível centro de tecnologia automotiva que envolva vários setores do segmento, principalmente, o de carros elétricos.
Para Raupp, a região do Vale do Paraíba tem um potencial representativo no setor e o assunto também vai ao encontro das propostas da nova política industrial para o setor automotivo, o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto).
O prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida, e demais autoridades representantes da prefeitura também participarão da reunião com o ministro da China neste sábado.