São José vai contar com uma lei de incentivo a projetos inovadores que possam ser aplicados na administração pública para otimizar obras e serviços municipais. A Câmara aprovou recentemente a Lei de Inovação, proposta pela prefeitura, que cria o Programa de Incentivo à Inovação Científica, Tecnológica e Sustentável.
O objetivo é estimular a criação de startups e iniciativas inovadoras que aumentem a eficiência e a qualidade de obras e serviço públicos; promovam o desenvolvimento sustentável do município; e gerem benefícios para a população. Startups são definidas como grupo de pessoas com perfil empreendedor com novo modelo de negócio.
Para isso, a prefeitura vai selecionar e testar, sem custo para o munícipio, projetos de inovação apresentados por órgãos públicos, empresas públicas e privadas.
A seleção será feita por uma comissão avaliadora e, ao final do período de teste, pode ser fornecido um atestado de capacidade técnica e de funcionalidade. Principalmente em período de crise econômica, é preciso buscar alternativas de negócios que podem gerar renda e emprego. Para continuar no caminho do desenvolvimento, São José precisava de uma lei de inovação, avalia o vereador Fernando Petiti (PSDB), presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo da Câmara.
Petiti destacou que a nova lei vai aproximar as empresas da prefeitura e impulsionar startups. São José tem um grupo de empreendedores que quer transformar a cidade em um pólo de startups,
Propostas
O vereador Marcão da Academia (PTB), que também faz parte da Frente Parlamentar, acredita que a Câmara pode participar apontando projetos de inovação. Ele cita como exemplo a ideia de instalar dispositivos geradores de energia cinética (energia gerada por movimento) em equipamentos das academias ao ar livre. A energia gerada na rotação de um equipamento pode ser armazenada e utilizada na iluminação pública. Existem projetos que ajudam na sustentabilidade, na diminuição de custos e são ações inovadoras, afirma.
O programa de Inovação ficará sobre a responsabilidade da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.
Fonte: http://www.camarasjc.sp.gov.br/noticias/5718/lei+de+inovacao+aprovada+pela+camara+investe+em+solucoes+inovadoras+para+a+cidade