O Parque Tecnológico São José dos Campos terá uma nova infraestrutura laboratorial a partir de sexta-feira (16) quando será inaugurado, às 12h30, o Laboratório de Estruturas Leves (LEL), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Entre as autoridades convidadas estão o prefeito e o vice-prefeito de São José dos Campos, além de representantes do governo de São Paulo e do Parque Tecnológico, que participam também da visita às instalações do LEL e de uma coletiva de imprensa. O evento deverá reunir de 150 a 200 pessoas, entre autoridades municipais e estaduais, especialistas, pesquisadores e empresários.
Centro de pesquisas e inovações aplicadas ao processo de fabricação de peças e estruturas leves, o LEL tem como objetivo desenvolver novas soluções e tecnologia para a produção industrial. O laboratório é o único deste tipo no hemisfério sul e foi construído numa área de 4.500 metros quadrados cedida pela Prefeitura, no núcleo do Parque Tecnológico.
A obra, que custou cerca de R$ 46,7 milhões, é resultado de parceria entre o Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e o próprio IPT.
Muito resistentes, as estruturas leves são feitas a partir de materiais metálicos como aço, alumínio ou titânio, materiais compósitos e híbridos. O mais conhecido entre os materiais compósitos é a fibra de carbono utilizada em aviões e carros de Fórmula 1. O uso de estruturas leves permite redução significativa de peso, o que implica maior desempenho e menor consumo de combustível.
As atividades conduzidas no LEL interessam principalmente às indústrias aeronáutica e aeroespacial, mas também a outros setores, como o automotivo e o de petróleo e gás. A presença do LEL no Parque Tecnológico abre perspectivas para as pequenas e médias empresas da região, que passarão a ter acesso a recursos e ferramentas tecnológicas antes restritas à Embraer e a outras empresas do mesmo porte.
Para o diretor técnico e de operações do Parque Tecnológico, Elso Alberti, a inauguração do LEL significa um marco importantíssimo na consolidação do Parque, sendo um novo instrumento de apoio às empresas de todos os portes na execução de seus projetos de pesquisa e desenvolvimento.
Workshop
No próximo dia 20 (terça-feira), o IPT promove no Parque Tecnológico um workshop de materiais leves e compósitos para aplicações industriais. O evento, gratuito, vai das 8h30 às 17h15. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site: http://www.ipt.br/workshop_materiaisleves/