Objetivo foi discutir parcerias para a eventual transferência de tecnologias necessárias à produção de aeronaves de combate
O Seminário “Tecnologias do Grupo Rafale para a região de São José dos Campos – Educação, P&D e Inovação” foi realizado no dia 9 de fevereiro no Parque Tecnológico – São José dos Campos (PqTec SJC), no interior paulista.
O evento discutiu possibilidades de parcerias entre empresas e institutos de pesquisa do Brasil e da França em torno das intenções do Grupo Rafale em transferir tecnologias necessárias para o projeto e produção de aeronaves de combate nacionais (Programa F-X2).
“Programas de desenvolvimento da indústria aeronáutica em São José dos Campos”, “Os desafios da cooperação Franco-Brasileira” e “Programas aeronáuticos: indutores do desenvolvimento de Polos de Competitividade” foram alguns temas discutidos. Na ocasião ocorreu também apresentações sobre o Consórcio Rafale e sobre os pontos chave da oferta industrial do Rafale F-X2.
A Rafale International, com a apresentação da proposta para a possível aquisição pelo governo brasileiro da próxima geração de aeronaves de combate por meio do Programa F-X2, pretende estabelecer uma parceria de longo prazo com a Força Aérea Brasileira e com a indústria nacional.
Formada por três grandes empresas francesas, a Dassault Aviation, Snecma (Grupo Safran) e Thales, líderes internacionais entre as empresas aeroespaciais, a Rafale International tem o compromisso de apoiar o desenvolvimento das capacidades tecnológicas brasileiras, viabilizando a produção da próxima geração de caças do país.
Brasil e França já possuem relacionamento na área de aeronaves de combate, desde a aquisição dos Mirage III, na década de 1970, até os Mirage 2000, atualmente em operação na Força Aérea.
O Seminário “Tecnologias do Grupo Rafale para a região de São José dos Campos – Educação, P&D e Inovação” teve o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, Centro para a Competitividade do Cone Leste Paulista (Cecompi) e Governo Francês.