A Flight Technologies, empresa instalada no Parque Tecnológico – São José dos Campos, foi contratada pelo Exército Brasileiro para fazer o treinamento na operação do sistema não-tripulado desenvolvido durante o Projeto VT-15, entregue no ano passado. A iniciativa faz parte do desenvolvimento de Sistemas Aéreos Não Tripulados (SANTs) brasileiros para a aplicação em defesa e segurança.
A contratação do treinamento tem como objetivo capacitar uma equipe do Exército para operação autônoma do sistema desenvolvido pela empresa.
Projeto
O SANT desenvolvido durante o projeto VT-15 é composto por uma Estação de Controle em Solo e três Veículos Aéreos Não Tripulados. Para o seu desenvolvimento, a empresa contou com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) que, através de contratos de subvenção, fomentou a desenvolvimento endógeno de tecnologias críticas e estratégicas nas áreas de controle de voo, guiagem e navegação autônoma.
A Flight Technologies também contou com a cooperação do Centro de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que acompanhou o projeto da empresa desde o início e originou o design aeronáutico do VANT. Este esforço é a base do produto desenvolvido pela empresa chamado de Família Horus 200 – um SANT de médio alcance e média altitude, podendo voar até 10 horas, com um alcance de até 120 km.
A cooperação entre o Exército e a Flight Technologies engloba também o desenvolvimento de um SANT de curto alcance, operado por duas pessoas, totalmente transportado em mochilas, em que a aeronave não tripulada é lançada à mão, com recolhimento vertical e totalmente autônomo. O projeto está em fase final de testes.
Flight Technologies
A Flight Technologies, instalada no Parque Tecnológico – São José dos Campos, é uma empresa de capital totalmente nacional, fundada em 2005 com foco em sistemas robóticos, tendo participado em projetos do Ministério da Defesa Brasileiro, tais como o Projeto VANT Acauã, do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA).
A partir de 2007, a Flight Technologies implementou uma estratégia de negócios mais ampla, voltada para o desenvolvimento e a comercialização de produtos em duas áreas principais: Sistemas de Inteligência, Comando e Controle baseados em veículos aéreos não-tripulados e Sistemas Aviônicos.
Detentora de tecnologias próprias de interesse para o País, passou a ser considerada como uma empresa estratégica para as Forças Armadas Brasileiras.
Sabia mais – Em novembro de 2010, a Flight Technologies participou do Exercício Agulhas Negras junto com o Exército, com objetivo de avaliar operacionalmente o sistema, cujos resultados foram considerados excepcionais.
Veja a notícia:http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/v/exercito-brasileiro-testa-aviao-que-voa-sem-tripulacao/1369889/#/Edições/20101105/page/1