O APL TIC Vale participou no dia 8 de julho de uma visita e workshop na unidade Jacareí da Fibria, empresa líder mundial na produção de celulose de eucalipto. Ao lado de um grupo de associados da vertente Indústria 4.0, o Arranjo Produtivo de Tecnologia da Informação e Comunicação do Vale do Paraíba conheceu melhor como funciona a fábrica e pode avançar na formalização de uma nova parceria que resultará na oferta de soluções desenvolvidas pelo cluster.
Estivemos na Fibria para ouvir as demandas da empresa na área de TICs e apresentar em um workshop bastante interativo as soluções de 12 empresas do nosso cluster. Foram apresentações nas áreas de produção e planejamento florestal, produção e planejamento industrial, manutenção e geosustentabilidade, explica Marcelo Nunes, coordenador do TIC Vale.
O coordenador destaca também que o evento superou as expectativas de ambos os lados. Percebemos o potencial inexplorado das competências tecnológicas desenvolvidas pelas empresas do TIC Vale, algumas delas ainda incubadas, mas com alta capacidade tecnológica. Percebemos o interesse da Fibria nestas soluções, revelou.
A Fibria deve envolver várias áreas de conhecimento da empresa em uma missão que acontecerá neste semestre no Parque Tecnológico de São José dos Campos. A previsão é que seja realizada uma rodada de negócios entre os desenvolvedores do TIC Vale e a empresa do setor de celulose.A visita à Fibria contou com o apoio do Sebrae-SP, que é parceiro do Parque Tecnológico São José dos Campos em diversas ações e programas.
Sobre a Fibria
Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a StoraEnso.
A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017.