O Parque Tecnológico São José dos Campos e o Cecompi (Centro para Competitividade e Inovação) receberam nesta sexta-feira (16), a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para uma palestra sobre a nova chamada do PAPPE (Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas).
Participaram do evento o diretor técnico e de operações do Parque Tecnológico, Elso Alberti Junior, o diretor executivo do Cecompi, Marcelo Sáfadi Alvares e o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de São José dos Campos, Sebastião Gilberti Maia Cavali. Na ocasião foi apresentado o edital e esclarecidas as dúvidas dos representantes das empresas instaladas nos centros empresariais e das associadas ao cluster Aeroespacial e de Defesa do Cecompi.
Edital
O novo edital do PAPE foi lançado no dia 27 de agosto de 2015. As propostas podem ser apresentadas até 27 de novembro e devem conter projetos que promovam o fortalecimento e qualificação em manufatura avançada das cadeias produtivas da indústria aeroespacial e de defesa do Estado de São Paulo.
Para obter o apoio, a pesquisa científica ou tecnológica aprovada nesta chamada pode ser executada em microempresas, empresas de pequeno e médio porte, com até 250 empregados, sediadas no Estado de São Paulo.
Serão disponibilizados R$ 30 milhões para financiamento deste edital, sendo 50% com recursos da Finep e 50% com recursos da Fapesp. Outro detalhe importante é que 40% destes recursos deverão ser destinados para empresas com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões.
Os projetos selecionados terão um prazo de 24 meses para execução. Outras informações sobre o financiamento podem ser obtidas no site da Fapesp.