O atual presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira) e ex-diretor do Parque Tecnológico- SãoJosé dos Campos, Marco Antônio Raupp, foi escolhido ontem pela presidente Dilma Rousseff (PT) novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ele assume o cargo na próxima terça-feira, no lugar de Aloizio Mercadante (PT), nomeado novo ministro da Educação, em substituição a Fernando Haddad (PT), que deixa o governo federal para se dedicar à sua candidatura à Prefeitura de São Paulo.
Ele foi diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José, de 1985 a 1988, quando criou o programa de satélites em parceria com a China (Cbers) e o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos).
Também foi idealizador do Parque Tecnológico – São José e diretor da instituição entre 2009 e 2011, quando foi chamado para assumir a presidência da AEB.
Troca. O anúncio oficial da escolha foi feito pela Secretaria de Comunicação Social, que divulgou nota em que a presidente agradeceu o trabalho dos antigos ministros. A presidente da República, Dilma Rousseff, agradece o empenho e a dedicação do ministro Haddad à frente de ações que estão transformando a educação brasileira e deseja a ele sucesso em seus projetos futuros. Da mesma forma, ressalta o trabalho de Mercadante e Raupp nas atuais funções, com a convicção de que terão o mesmo desempenho em suas novas missões, diz a nota da Secom.
A escolha por Raupp foi baseada no critério estabelecido pela presidente de priorizar a nomeação de um técnico para o cargo.