Foi inaugurado na manhã desta terça-feira (20) no Parque Tecnológico de São José dos Campos o Centro de Desenvolvimento de Tecnologias de Informação, Comunicação e Multimídia, o CDTIC. O centro é uma parceria do Parque Tecnológico com a Ericsson.
O principal objetivo será o desenvolvimento de competências e soluções inovadoras nas áreas de tecnologias da informação e comunicação e contará com a Ericsson como empresa-âncora, selecionada por meio de chamada pública. Depois de muito trabalho, agora temos um CDTIC. Umas das aspirações primeiras do Parque Tecnológico. Tendo como âncora a empresa Ericsson, uma das mais importantes do setor de tecnologia e informação instaladas em São José dos Campos, discursou o diretor do Parque Tecnológico, José Raimundo Coelho.
O vice-presidente de Marketing e Estratégica para América Latina e Caribe da Ericsson, Lourenço Coelho, afirmou que essa parceria é um grande passo na continuidade dos investimentos da empresa em pesquisas. É com muito orgulho que a Ericsson inaugura o CDTIC. Essa iniciativa visa incentivar a inovação para o desenvolvimento tecnológico. Estamos muito satisfeitos com essa parceria que nos permitirá trazer ainda mais benefícios da Sociedade Conectada para o Brasil. Prevemos que até 2020 mais de 50 bilhões de dispositivos estarão conectados em todo o mundo, sendo mais de 2 bilhões só aqui.
O CDTIC será dedicado ao desenvolvimento de tecnologias de softwares de gestão de municípios, principalmente em áreas como transporte e segurança, envolvendo computação em nuvem, banda larga e mobilidade em sua plataforma de inovação. Inicialmente começa com a instalação de uma equipe de desenvolvimento que vai trabalhar com a utilização dessa rede de conectividade que estamos instalando aqui. Nossa expectativa é que a Ericsson, junto com parceiros, desenvolva esse sistema que vai formar no que consisti a cidade conectada, uma cidade inteligente, explicou Jesper Rhoder, diretor de Inovação da Ericsson.
O prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, agradeceu a Ericsson pelo investimento e está esperançoso por esse novo centro, ajudando no desenvolvimento e geração de empregos. Mais uma etapa do nosso Parque Tecnológico passa a ser cumprida. Seria inconcebível que um grande celeiro de talentos como a Ericsson, atuando tão perto, não fosse responsável por um grande centro como esse que inauguramos hoje. Para nós é uma grande satisfação ter essa parceria.
O CDTIC contará com parcerias de instituições de pesquisas tecnológicas atuantes na região, como Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A Ericsson ficará localizada em uma área de 400 metros quadrados dentro do parque e a previsão é que, numa primeira fase, cerca de 20 profissionais, entre engenheiros e pesquisadores, integram a equipe da empresa.
Fonte: Agora Vale
http://www.agoravale.com.br/agoravale/noticias.asp?id=35996&cod=1