A prefeitura de Monteiro Lobato recebeu na última terça-feira (29) o prêmio Inovacidade como resultado do desenvolvimento do projeto Desbravadores Digitais, que usa tecnologia da informação (TI) para melhorar a gestão pública e o dia a dia dos moradores da cidade. O projeto foi elaborado com a participação de empresas de TI, do Parque Tecnológico São José dos Campos e de alunos do ensino fundamental de Monteiro Lobato.
O Desbravadores Digitais tem possibilitado ao governo de Monteiro Lobato identificar áreas irregulares, traçar um plano de manutenção para estradas rurais, definir o plano de iluminação publica e ainda regularizar o cadastro de logradouros, com a definição de novos Códigos de Endereçamento Postal (CEP), entre outras atividades realizadas por meio de georreferenciamento (com imagens de satélite).
Essas melhorias causam impacto positivo na qualidade de vida dos 4,5 mil moradores do município localizado no Vale do Paraíba (SP). Justamente por isso, o projeto Desbravadores Digitais foi reconhecido com o prêmio Inovacidade, concedido pelo instituto Smart City Business America, realizador do maior congresso sobre tecnologia para cidades inteligentes na América Latina.
Além da prefeitura de Monteiro Lobato, foram premiadas as empresas Modo Up e ZNC, desenvolvedoras das soluções tecnológicas, e o APL TIC Vale (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação do Vale do Paraíba), instalado no Parque Tecnológico São José dos Campos, por atuar como articulador do trabalho conjunto entre os setores público e privado.
O prêmio é uma chancela ao trabalho que realizamos tanto no centro de desenvolvimento de TICs como no arranjo produtivo TIC Vale, no campo de cidades inteligentes. É uma forma de sermos reconhecidos como um órgão que tem competência nesta área e abre caminhos para desenvolvermos projetos para outras cidades, destaca Marco Antônio Raupp, diretor geral do Parque Tecnológico.
Para Marcelo Nunes, coordenador do TIC Vale, o prêmio confirma que as empresas do APL têm a experiência necessária para um trabalho que conta com um grande mercado no país. Ter um case reconhecido de uso de soluções tecnológicas em pequenos municípios é relevante para nós. No Brasil, 91% das cidades possuem menos de 50 mil habitantes, o que torna extremamente importante investir em projetos como esse, explica.
Desbravadores
O Desbravadores Digitais começou em 2015 e já resulta em dados que estão ajudando a prefeitura a melhorar a gestão, decidir estratégias, programas e políticas públicas para aumentar a qualidade de vida da população.
Na primeira fase, alunos dos últimos anos do ensino fundamental de Monteiro Lobato ajudaram a mapear a cidade. Eles usaram os computadores e softwares do laboratório de Simulação e Sistemas Críticos do Parque Tecnológico e o sistema de georreferenciamento desenvolvido pelas empresas.
Este prêmio é fundamental para nós, pois referencia nosso pioneirismo em desenvolver soluções para pequenos municípios, buscando o envolvimento da iniciativa privada, poder público, população e instituições, considerando sempre a melhoria da qualidade de vida das pessoas, diz Filipe Rocha, CEO da Modo Up.
Esta é a quarta edição do Prêmio Inovacidade. O projeto Desbravadores Digitais foi escolhido ao lado de outros dez projetos, selecionados dentre 222 inscritos no Smart City Business Congress & Expo, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de março, em Curitiba (PR).