A Embraer nomeou o engenheiro Nelson Krahenbuhl Salgado para presidir a nova empresa Visiona Tecnologia Espacial S.A, fruto de uma associação com a Telebras para atuar na área de desenvolvimento de satélites. Pelo acordo assinado entre as duas empresas, há cerca de duas semanas, a Telebras detém 49% do capital social da companhia, enquanto a Embraer controla os 51% restantes.
A Visiona está sediada no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP) e assumirá o papel de líder do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Espaciais, atuando em parceria com entidades de ensino e pesquisa aeroespacial do país.
O objetivo inicial da empresa, porém, é fazer a gestão do projeto do Satélite Geoestacionário Brasileiro, cuja missão será atender ao Programa Nacional de Banda Larga e também as comunicações estratégicas do governo.
Nelson Salgado está na Embraer desde 1987 e participou do programa de desenvolvimento da família de jatos Embraer 170/190. Também foi responsável por áreas corporativas de planejamento estratégico, planejamento econômico e financeiro, controladoria e, mais recentemente, associações e aquisições.