Jeferson Cherigate, diretor-geral, e Marcelo Nunes, diretor de desenvolvimento de negócios do Parque Tecnológico, estiveram nesta semana em Israel, a convite da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, para compartilhar projetos desenvolvidos pelas duas instituições nas áreas de cidades inteligentes e 5G.
Israel é conhecido como Startup Nation: é o país que concentra a maior média de empresas de tecnologia por habitante no mundo. “É um polo de inovação incrível e a iniciativa de produzir instrumentos de facilitação para levar 5G as cidades brasileiras passa pelo desafio de integração de tecnologias: esse é o foco do trabalho da ABDI e Parque Tecnológico São José dos Campos”, diz Marcelo Nunes.
A Comitiva liderada pela ABDI visitou instituições como a empresa Elbit Systems, na cidade de Netania, e o Israel Innovation Authority (IIA), órgão público dedicado exclusivamente à inovação e ao apoio a startups em Israel e localizado no Parque Tecnológico de Jerusalém. Também em Jerusalém, o grupo foi recebido pelo Ministro das Comunicações de Israel, Yoaz Hendel. Os diretores do PqTec apresentaram oportunidades de projetos em parceria com Israel para estimular e fortalecer a relação comercial e tecnológica entre os dois países.
Jeferson Cherigate fez uma apresentação sobre o Parque na sede da empresa Juganu, especializada em sistemas de iluminação pública. Na ocasião, apresentou as oportunidades de softlanding no Brasil para empresas israelenses.
Conecta 5G
O uso de infraestrutura inteligente para democratizar o acesso à rede 5G pelos municípios brasileiros foi o tema da audiência que reuniu em Jerusalém os diretores do PqTec; o presidente da ABDI, Igor Calvet; os ministros das Comunicações de Israel, Yoaz Hendel, e do Brasil, Fábio Faria, além dos executivos da Juganu, da Qualcomm, da Nokia.
Na reunião, o presidente da ABDI apresentou o projeto Conecta 5G, que vai permitir aos municípios o acesso rápido e facilitado à quinta geração móvel. Também explicou como a iniciativa da Agência poderá contribuir com a geração de negócios tanto nas cidades quanto nas empresas a partir da expansão da rede 5G, com impactos importantes para a economia, o desenvolvimento tecnológico local e a produtividade das empresas.
“Nesse encontro conversamos muito sobre smart cities, tema muito caro para nossa cidade de São José dos Campos”, conta Jeferson Cheriegate.
O Conecta 5G vai testar o uso de luminárias inteligentes com antenas 5G integradas, que representam uma solução de infraestrutura urbana para a questão das antenas necessárias para a captação da rede 5G.
O projeto de implementação das luminárias inteligentes em nove cidades do Brasil foi idealizado pela ABDI, em parceria com o Parque Tecnológico São José dos Campos. Os equipamentos foram desenvolvidos pela Juganu, em parceria com a Qualcomm e a Nokia. Foram desenhados exclusivamente para o projeto.