Os recursos para inovação devem chegar a R$ 5 bilhões neste ano, projetou o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. O dirigente fez essa afirmação durante reunião do Comitê de Líderes do Movimento Empresarial para Inovação (MEI), em São Paulo.
De acordo com Coutinho, no ano passado, o montante emprestado para inovação chegou a R$ 3,5 bilhões. A análise é feita com base no dinheiro disponível no BNDES para este fim, assim como na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
“Os planos de inovação nas empresas estão em ascensão. Muitos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de empresas internacionais estão se instalando no Brasil. Nós temos uma perspectiva muito positiva pqara o avanço da inovação, apesar das dificuldades, das turbulências macroeconômicas”, afirmou Luciano Coutinho para a Agência Sebrae de Notícias.
O presidente do Sebrae, Luiz Baretto, disse que a entidade reforça atualmente o foco em inovação na micro e pequena empresa. “Esperamos chegar a mil agentes locais de inovação”, contou. Esses agentes são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico que orientam empreendedores por até dois anos.