São José dos Campos se prepara para receber a 22ª edição da Competição Baja, uma iniciativa da SAE Brasil que conta com o apoio da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), da Urbam e da prefeitura da cidade. O evento será realizado no Parque Tecnológico, no campus da Fatec, a partir desta quarta-feira (30) até domingo (3 de abril).
O programa Baja é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho, definiu Otacílio Gomes, diretor geral da SAE Brasil.
Mais de 1.460 estudantes e professores de engenharia de todo o país divididos em 74 equipes estão inscritos para a competição deste ano, que consiste na elaboração de um projeto completo para a construção de um veículo off-road. Serão avaliados os quesitos projeto, funcionalidade e desempenho. As equipes vencedoras poderão participar da competição internacional, nos Estados Unidos.
Para Gomes, a realização deste evento traz diversos benefícios para São José dos Campos, tais como o apoio e incentivo à formação dos futuros engenheiros e a aproximação dos mesmos com as empresas instaladas no Parque Tecnológico.
Além disso, equipes e visitantes utilizarão a rede hoteleira do município, bem como restaurantes, lanchonetes, postos de combustível e infraestrutura de lazer, dinamizando todo o setor turístico e a economia da cidade de um modo geral. Por fim, tendas, alimentação e mão de obra temporária, elementos necessários à realização do evento, serão contratadas com empresas da região, afirmou.
Cabe ressaltar ainda que as equipes arrecadaram juntas aproximadamente quatro toneladas de alimentos, que serão distribuídos a comunidades locais.