Visitar São José dos Campos, conhecer o Parque Tecnológico São José dos Campos e projetos da cidade e levar na bagagem conhecimento técnico para melhorar a vida das pessoas na Bahia. Uma comitiva da Prefeitura de Salvador viajou 1.869 quilômetros para acompanhar de perto as soluções inovadoras desenvolvidas na cidade.
A Prefeitura de São José apresentou no dia 21/2, no Parque Tecnológico, os detalhes do projeto Observa, criado para fazer monitoramento com imagens de satélite de alta resolução para detectar alterações no território municipal. O sistema começou a funcionar em julho de 2018, por meio de um contrato firmado com a Empresa Visiona Tecnologia Espacial S.A, instalada no PqTec.
Na terça-feira (22), a comitiva se reuniu com o prefeito de São José, Felício Ramuth, e conheceu o Centro de Segurança Integrada do município, que fica no PqTec e o trabalho do Nexus, o hub de inovação do Parque. A metodologia de acompanhamento de startups chamou atenção da equipe soteropolitana.
“É importante essa troca de experiências com São José dos Campos, que é reconhecidamente uma cidade de destaque tecnológico no Brasil. Viemos para aprender com a experiência”, afirmou a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador, Mila Paes.
A visita também contou com a presença da representante da Nasa Space em Salvador, Alessandra Hattori.
Referência para gestores públicos
Na mesma semana, o Parque Tecnológico também recebeu o prefeito de Tanguá (RJ), Rodrigo Medeiros, e a prefeita de Oswaldo Cruz (SP), Vera Lúcia Alves, que também vieram conhecer as soluções inovadoras de São José dos Campos.
Também esteve no Parque uma comitiva de Itajaí (SC) composta, entre outros, por quatro secretários municipais e pelo presidente da Câmara, Marcelo Werner. No Parque, conheceram o Nexus – hub de inovação do PqTec e startups do ecossistema. Localizada a 94 km de Florianópolis, a capital catarinense, Itajaí tem uma população de cerca de 220 mil habitantes.