A partir de maio de 2009 a gestão do Parque Tecnológico de São José dos Campos passou a ser da Associação Parque Tecnológico, com quem a Prefeitura assinou contrato de cinco anos. A entidade foi vencedora da licitação aberta pela Prefeitura.
A associação passou a ser responsável pelo gerenciamento de todo o complexo, tanto da área administrativa como dos investimentos em novos projetos, além de dar continuidade aos que já estão em andamento.
Para Marco Antonio Raupp, diretor geral da associação, a comunidade científica de todo o Brasil está acompanhando o que vem sendo realizado no Parque Tecnológico. “Por isto, nossa responsabilidade é ainda maior, pois precisamos ser o exemplo”.
Investimento
De acordo com o contrato, a Prefeitura fará um investimento anual de R$ 3,6 milhões e a contrapartida da associação será de R$ 6 milhões por ano, obtidos com a parceria de novas empresas e entidades de fomento.
Raupp lembrou que, numa primeira etapa, o Parque Tecnológico fez parcerias com grandes empresas, mas que numa segunda fase apoiará as pequenas empresas por meio de condomínios empresariais e incubadoras.
Diretoria e conselhos
A Associação Parque Tecnológico é constituída por três diretorias executivas e dois conselhos: de administração e fiscal, formados por representantes da Prefeitura, do Governo do Estado de São Paulo, do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei), do Centro de Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi); além de representantes dos associados, eleitos por assembléia, e pessoas de notória capacidade profissional e reconhecida idoneidade moral.