Os alunos que acabam de entrar para o Instituto de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) da cidade fazem hoje o plantio de 80 mudas de espécies nativas da mata atlântica dentro do Parque Tecnológico – São José dos Campos. A atividade, que tem também a participação dos alunos veteranos, faz parte da recepção dos 120 calouros dos cursos de engenharia ambiental e odontologia.
As mudas tem aproximadamente um metro de altura e foram cedidas pela Secretaria de Meio Ambiente (Semea) de São José dos Campos. O evento começou às 9h e continuará amanhã. No período da manhã serão feitas as novas covas e à tarde mais mudas serão plantadas.
De acordo com a professora Fabiana Alves Fiore Pinto, do departamento de Engenharia Ambiental da Unesp, a ideia é que o aluno se aproprie do espaço em que estará estudando deixando uma arvore, ou seja, suas raízes no Parque. Os alunos irão monitorar o crescimento das árvores. Isso gera um envolvimento deles com a atividade e funciona como um combate a qualquer forma de trote violento.
É a primeira vez que o projeto acontece e para professora, a proposta é que seja continuado. A ação é uma parceria da Unesp com Parque Tecnológico – São José dos Campos e Semea.