Objetivo é estimular empresas da região a investir em inovação tecnológica.
As indústrias de máquinas e equipamentos do Vale do Paraíba passam a contar com uma referência na região onde poderão obter auxílio para elaborar e executar seus projetos de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos. Foi inaugurada em 10 de março, no Parque Tecnológico – São José dos Campos, a nova sede regional da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
Com a iniciativa, a representação da Abimaq no Vale do Paraíba é a primeira das dez unidades regionais que a entidade possui no País a se instalar em um parque tecnológico. “Trata-se de uma iniciativa inédita e vanguardista, que pode servir de modelo para outras unidades regionais da Abimaq”, diz o vice-presidente da entidade para o Vale do Paraíba, Mário Sarraf. “Nós falamos muito em tecnologia, mas na prática é difícil fazer as coisas acontecerem porque a distância das indústrias de quem desenvolve tecnologia é muito grande. E o Parque Tecnológico promove essa aproximação entre empresas e instituições de pesquisa”, avalia.
Na mesma linha de argumentação, o presidente Luiz Aubert Neto destaca que a instalação da Abimaq no Parque Tecnológico é uma iniciativa que visa fortalecer a atuação da entidade em prol da inovação tecnológica. “Com a globalização da economia e o consequente acirramento da concorrência em termos mundiais, só há um fator que garante a perenização e a sobrevivência das empresas: a inovação tecnológica”, afirma Aubert Neto. “Como esse Parque é uma fábrica de materialização de idéias, vamos fazer de nossa presença aqui um instrumento de estímulo e de apoio às empresas para que invistam em inovação tecnológica”.
Instituto de Pesquisa – Criada em 2008, a sede da Abimaq no Vale do Paraíba vinha funcionando no distrito industrial Chácaras Reunidas, em São José dos Campos. De acordo com Sarraf, a decisão de transferi-la para o Parque Tecnológico foi tomada em função do atual plano da Abimaq de estimular seus associados a desenvolver projetos de fomento tecnológico. E, além disso, pelo fato de o Vale do Paraíba apresentar a maior concentração de fabricantes de bens de capital mecânico de base tecnológica no País.
Um dos objetivos da entidade é que a nova sede se transforme em uma extensão do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos (IPDMaq). Localizado na sede central da entidade, em São Paulo, a finalidade do Instituto é incentivar ações de inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico no setor de máquinas e equipamentos. “Com a instalação do IPDMaq no Parque Tecnológico de São José dos Campos vamos contribuir não só para a melhoria da fabricação de máquinas e equipamentos, mas também ajudaremos outros ramos industriais”, afirma Sarraf. “O setor de máquinas e equipamentos tem uma capilaridade muito grande em toda a indústria”, explica.
Segundo ele, os segmentos que a Abimaq vai focar inicialmente para o desenvolvimento de projetos tecnológicos de máquinas e equipamentos no Parque Tecnológico de São José dos Campos são os de petróleo e gás, ferroviário, saneamento básico e aeroespacial.
O telefone da Abimaq no Parque Tecnológico é (12) 3939-5733.