Entre os dias 1 e 4 de agosto, o PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, por meio do Nexus – seu hub de inovação, marcou presença no Hack Town 2024, reforçando a força e maturidade do ecossistema de inovação e empreendedorismo. O festival, um dos mais importantes da América Latina, reuniu milhares de participantes e contou com a presença de startups dos programas Lab, Growth, Scale-Up e Base, além de mentores do Nexus Circle. A equipe do Nexus esteve presente para apoiar empreendedores e empreendedoras, promovendo trocas, insights e conversas enriquecedoras.
Antes do evento, Leandro Costa, coordenador do Nexus, e João Miguel, Head de Startups do HackTown, prepararam ações para engajar o ecossistema, destacando oportunidades como estandes, rodadas de negócios, sessões de pitches e conexões com investidores e corporações. Essa preparação foi fundamental para sensibilizar e movimentar muitas startups, gerando valor durante o evento.
Entre as startups participantes, incubadas e aceleradas no Nexus, estavam AN4Pet, Altave, CamposHumana, Delta V, E-Sterelize, Giv2U, IVIC, Leme, Loriconecta, Motivel, Occellot, OpenSense, P&P, Pliix, SCI, Schoolastic, Self, Senai, Tinnova, WeAlter e Youtan.
O CEO da Youtan, Rogério Marinho, que essa foi a primeira visita ao evento. “Tive a oportunidade de assistir a palestras com temas bem atuais e trocar experiências com colegas do mesmo setor. A equipe do Nexus deu um ótimo suporte e, sempre que pôde, ajudou com as conexões”, finaliza o CEO.
Joyce Querubino, da startup Loriconecta, afirmou que sua participação no Hack Town 2024 só foi viável graças ao suporte do Nexus, que promoveu o evento e incentivou as startups incubadas a se inscreverem nos programas oferecidos. “No HackTown, tive a oportunidade de fazer conexões valiosas, participar de atividades enriquecedoras, adquirir novos conhecimentos e promover meu aplicativo LoriComunica. Foi uma experiência transformadora!”, finaliza Joyce.
O Nexus foi um dos poucos hubs a realizar um Happy Hour na programação oficial do evento. Mais de 100 pessoas participaram do encontro, onde puderam fazer networking e estabelecer parcerias de negócios. Além do happy hour, novas startups aprovadas no último batch foram bem-vindas à comunidade do Nexus.
O HackTown 2024 apresentou números impressionantes: mais de 1.000 palestrantes, 800 palestras, 300 startups e 100 shows. Esses números demonstram a importância do evento e o papel central do Nexus em conectar o ecossistema.
De acordo com Leandro Costa, coordenador do Nexus, o HackTown é uma oportunidade única para empreendedores do Nexus se conectarem com o mercado e expandirem suas redes de contato. “A energia aqui é contagiante e o aprendizado é constante”, conclui o coordenador do Nexus.