O Jornada Digital é um projeto da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, que busca, por meio de plataforma (https://jornadadigital.abdi.com.br/), difundir boas práticas e treinamentos ao público de micro e pequenas empresas, a fim de que façam sua transição digital e aproveitem o potencial estratégico desse mundo cada vez mais conectado. No âmbito do projeto, a ABDI ofereceu, mediante parceria com o PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, atendimento de assessorias tecnológicas para 100 empresas, com à implantação e inserção de ferramentas para suas atividades no comércio eletrônico, seja por meio de redes sociais ou de marketplaces.
O Jornada Digital foi criado para guiar empresas rumo à transformação digital, oferecendo acesso a uma variedade de recursos, incluindo um autodiagnóstico de maturidade digital, soluções tecnológicas, boas práticas digitais e, ao final do programa, a implementação de um canal de vendas online funcional. Essas ferramentas foram desenvolvidas para ajudar empreendedores a repensar seus modelos de negócio, fortalecendo suas relações com fornecedores, clientes e concorrentes.
Por meio da parceria com o PIT, em 2023, o Jornada Digital alcançou 143 empresas inscritas, das quais 102 tiveram seus atendimentos concluídos. Tais empresas receberam avaliações detalhadas de maturidade digital e um plano de dois anos para a digitalização de seus processos. Além disso, materiais e vídeos específicos foram disponibilizados, cobrindo uma variedade de temas como gestão, comunicação, logística e compras.
De acordo com o empreendedor Niko Barber a participação no curso de Jornada Digital foi fundamental para transformar a empresa nas redes sociais e atender às necessidades dos clientes de forma eficaz. “A equipe, especialmente a atenção dedicada da Aline, foi excepcional. Agradeço pela iniciativa e pelos conhecimentos transmitidos, que certamente serão aplicados diariamente em minha empresa daqui em diante.”
O alcance nacional da parceria foi notável, atendendo empresas de 26 municípios diferentes, distribuídas por 12 estados distintos, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Manaus, entre outros.
As 102 micro e pequenas empresas atendidas foram bem-sucedidas ao final da jornada. Os resultados obtidos ao longo do processo de atendimento indicaram um aumento de 63,4% na maturidade digital, superando as expectativas em 43,40%. Houve um aumento no uso de marketing e plataformas digitais para vendas. Na categoria de marketplace, os números variaram de 78,95% a 100%, enquanto nas redes sociais, houve crescimento de 27,71% no Facebook, 6% no Instagram e 49,40% no Google Meu Negócio.
Para a empresa Zeta Tecnologia e Inovação a estratégia implementada no Google Meu Negócio e os materiais desenvolvidos para Facebook e Instagram da empresa foram excepcionais. “Participar da Jornada Digital promovida pelo PIT e ABDI foi uma experiência incrível para mim como empresário. Estou impressionado com o trabalho de criação da equipe, que impulsionou minha presença online de maneira excepcional. Não apenas aumentaram significativamente a visibilidade da minha empresa, mas também fortaleceram a conexão com os clientes existentes e atraíram novos negócios. Estou profundamente grato pelo profissionalismo, dedicação e expertise demonstrados pela equipe durante todo o processo. Recomendo fortemente a Jornada Digital PIT e ABDI para qualquer empresário que busque melhorar sua presença online e alcançar resultados tangíveis,” concluí o empresário.
Estes resultados não apenas demonstram uma adoção mais ampla de redes sociais e marketplaces, mas também uma mudança nas práticas comerciais. A união dos esforços e competências da ABDI e PTI no projeto permitiu capacitar e fortalecer as empresas para enfrentar os desafios do mercado digital, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e tecnológico em todo o Brasil.