Entre os dias 21 e 23 de maio, o Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro e o Cluster Agropolo Vale do PIT estarão presentes em um dos maiores eventos brasileiros da Vertical Espaço e Drones: o SpaceBR / Drone Show, no Expo Center Norte. Representando seus associados, estarão com 10 empresas em um espaço de 42 m², ao lado de grandes nomes como Visiona, AEB, AIAB e COMAER. As empresas participantes incluem Advanced Technologies Security & Defense, Aero Concepts, Blue Sky Network, IACIT, ICA, Kvantum, Orbital, Shamal Space, Spotsat e TecTerra, que terão a oportunidade de expor seus portfólios, prospectar novas oportunidades e participar de rodadas de negócios exclusivas.
Uma das principais áreas de atuação do PIT é o fortalecimento da Vertical Espaço e Drones, com foco no movimento New Space, evoluções em geolocalização e o crescente uso de drones para defesa e agronegócio. Desde 2022, o Cluster Aero tem se envolvido intensamente em eventos do setor, estreitando laços com a AEB, participando do IAC Paris e do Paris Airshow 2023, e fomentando o mercado espacial brasileiro. No Space BR Show 2023, o PIT, representado pelo Presidente Jeferson Cheriegate, recebeu importantes visitas, como da AEB e do Ministério da Defesa.
Este ano, a feira reunirá líderes da indústria, startups inovadoras, instituições de pesquisa, agências governamentais e investidores visionários em um espaço de 9 mil metros quadrados, visando o fortalecimento da cadeia produtiva do setor espacial. No dia 22, o Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro terá a honra de compor a comissão julgadora dos pitches de 12 startups de atuação espacial e drones, ao lado de representantes da UNB, PUC, MCTI, AEB e Airvantis. Paralelamente, o Drone Show trará fóruns, seminários e expositores de diferentes portes, além de investidores do agronegócio.
A participação do PIT na SpaceBR Show do ano anterior destacou a importância de congregar a comunidade espacial. Este ano, o objetivo é fortalecer conexões e promover uma nova edição do PIT Space Summit, previsto para 25 de novembro, visando continuar o fortalecimento da base industrial espacial brasileira.