Associada ao Cluster Aeroespacial Brasileiro é a primeira empresa brasileira a conquistar o credenciamento na área de materiais compostos
A Tecplas, associada ao Cluster Aeroespacial Brasileiro, é a primeira empresa brasileira a conquistar a National Aerospace and Defense Contractors Accreditation (Nadcap) na área de materiais compostos.
A empresa foi aprovada em uma rigorosa avaliação técnica realizada pelos auditores do Performance Review Institute (PRI), demonstrando capacidade e qualidade ao trabalhar com compósitos.
A equipe da Tecplas se dedicou com foco total a fim de cumprir os requisitos da qualificação. É uma grande vitória que reforça o nosso comprometimento em tornar a empresa cada vez mais atrativa para os OEMs do mercado aeroespacial”, declara Takashi Tsurumaki, diretor-presidente da Tecplas.
Desde 2018 a Tecplas é participante do Programa de Acreditação Nadcap, iniciativa realizada pelo Parque Tecnológico São José dos Campos por meio do Cluster. A empresa tem atuado com excelência na busca pelas acreditações, logo no primeiro ano foi aprovada em ensaios não destrutivos de ultrassom e em 2019 para o processo de pintura.
Marcelo Nunes, coordenador do Cluster Aeroespacial Brasileiro, afirma que este avanço impacta positivamente toda a cadeia aeroespacial: “Esta acreditação da Tecplas consolida o trabalho do Cluster. Temos a primeira empresa 100% brasileira acreditada em compósitos pela Nadcap, sem dúvidas é um marco importante para o país, que reforça nossa competência no mercado global”.
A empresa está se preparando agora para obter a certificação em Montagem da Estrutura Aerospacial.
O Programa
O Cluster Aeroespacial Brasileiro criou em abril de 2018 o Programa de Acreditação NADCAP, para que as empresas associadas possam receber treinamentos, capacitação e orientação para conquistar a acreditação. A primeira fase do programa foi focada em Processos Químicos, NDT, Compósitos e Selagem, considerando apenas o check-list – AC7135/4. Atualmente está na Fase II, preparando e qualificando os participantes para a commodity Aero Structure Assembly (ASA).