Atendendo a uma demanda do Cluster Aeroespacial Brasileiro, o Senai de São José dos Campos lançou o Curso de Aprendizagem Industrial com ênfase em Mecânico de Usinagens Especiais, para formação profissional de jovens que desejam trabalhar em indústrias do setor. A primeira turma, com 48 vagas, inicia as aulas em agosto de 2021. As inscrições estão abertas até o dia 5 de julho de 2021.
O curso é focado no desenvolvimento e na construção de peças nas áreas de próteses e órteses, de instrumentos e acessórios especiais, peças com geometrias complexas e materiais especiais. O profissional formado poderá atuar a construção de elementos para aeronaves (aviões e helicópteros).
O curso oferecido pelo Senai foi construído com apoio do Cluster Aeroespacial Brasileiro, Parque Tecnológico São José dos Campos, INVOZ, CIESP e Assecre. Ao todo, dez empresas do Cluster participaram na construção dos conteúdos e indicações das tecnologias necessárias para uma formação alinhada às necessidades das indústrias, além de receberam treinamento para atuarem como instrutores no curso.
“O curso vai possibilitar a formação e qualificação de jovens em profissionais especializados na indústria aeroespacial, atendendo às necessidades das empresas e estimulando o acesso à educação e inserção dos alunos no mercado de trabalho” , diz Marcelo Nunes, diretor-geral do PqTec.
Os candidatos devem ter concluído o Ensino Fundamental. No caso de pessoas com deficiência, conforme legislação específica, esse requisito deve considerar, sobretudo, as habilidades e competências relacionadas com a profissionalização e não somente à certificação do nível exigido. Poderão se candidatar jovens com idade mínima de 16 anos completos e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos. No caso de pessoa com deficiência, a idade máxima não se aplica, segundo legislação vigente.
Os processos seletivos para o 2º semestre de 2021 do Senai terão o desempenho escolar como critério de avaliação, com análise do histórico ou boletim escolar de acordo com as notas do 8º ano do Ensino Fundamental II – EF II. A quantidade de vagas nos cursos disponíveis e as escolas ofertantes são divulgadas a partir do início do período de inscrição, na data indicada abaixo.
O curso de Aprendizagem Industrial Mecânico de Usinagens Especiais será desenvolvido com carga horária diária de 8 horas, distribuída em dois semestres letivos, totalizando 1.600 horas de fase escolar.
Saiba como se inscrever neste link.