Diversificar o mercado de atuação das empresas brasileiras do setor aeroespacial é uma das metas definidas na Oficina de Planejamento Participativo organizada pela equipe do Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro do PIT nos meses de novembro e dezembro de 2023.
A primeira, e mais natural, alternativa é atuar no mercado de MRO – Manutenção, Reparo e Revisão Geral (Overhaul) do setor aeronáutico, que mostrou rápida recuperação depois do período da pandemia, principalmente na América Latina.
A aproximação cada vez maior da equipe do Cluster Aero com a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, que possui escritório regional em São José dos Campos, com profissionais altamente capacitados, foi providencial para viabilizar a realização do Workshop com o tema “Peças e Componentes para o MRO”.
O workshop aconteceu durante todo o dia 9 de setembro e contou com mais de 40 participantes, representando aproximadamente 30 empresas. Inscrições foram abertas para toda a comunidade interessada em aprender mais para entender como ampliar sua base de clientes nesse setor.
Nas palavras de Nelson Nagamine, o especialista da ANAC designado para promover este Workshop, “O mercado de MRO é bastante promissor para empresas que dominam a fabricação de peças e componentes. São várias as oportunidades de atender demandas de linhas aéreas e oficinas de reparos operando no Brasil e na América Latina. Para a ANAC, orientar bem as empresas brasileiras é uma maneira de promover a excelência, a qualidade e eficiência na aviação brasileira, seja ela comercial, executiva ou mesmo agrícola. Queremos ver a indústria aeronáutica brasileira cada vez mais forte, especializada e globalmente competitiva”
Os participantes do Workshop valorizam a oportunidade que o PIT ofereceu para as empresas do setor. Ismael Santos, profissional da área de Qualidade da empresa Recominte, com vasta experiência, agradeceu por todo o conhecimento compartilhado e pelas valiosas trocas de experiência e conhecimento entre os participantes. “O PIT tem sido um verdadeiro protagonista no fomento de novos negócios, na promoção de conhecimento e inovação. Sua capacidade de impulsionar empreendedores, conectar ideias, transformar projetos em realidades tangíveis faz dele uma referência no ecossistema da inovação. O Cluster Aero é mais que um gerador de negócios, é um catalisador de transformação proporcionando oportunidades, inspiração e soluções para os desafios do presente e do futuro”, afirmou Ismael.
A ideia da equipe do Cluster Aero é promover oportunidades similares periodicamente a fim de manter toda a indústria informada das novas regras e demandas regulatórias. A aproximação com a ANAC tem se provado cada vez mais valiosa para os negócios das empresas associadas!