O Cluster Aeroespacial Brasileiro, gerido pelo Parque Tecnológico São José dos Campos, tem atuado ativamente em ações estratégicas para aumentar a competitividade das empresas associadas.
Um dos objetivos prioritários, definido em conjunto com as empresas associadas ao Cluster, foi conquistar o acesso à novos mercados e clientes.
Desta maneira, foi realizada hoje (09) a reunião de lançamento da Fase II do Programa de Acreditação NADCAP. A National Aerospace and Defense Contractors Accreditation Program é uma aprovação de processos exigida pela indústria aeroespacial em todo o mundo, a fim de melhorar a qualidade e reduzir custos de produção, mantendo os níveis de excelência nos setores aeroespacial e de defesa. Grandes clientes da cadeia fornecedora, como Embraer, Boeing e Airbus, exigem o selo para diversos processos.
Nesta nova fase, a consultoria para preparação e qualificação será específica para a commodity Aero Structure Assembly (ASA).
A ação é promovida pelo Parque Tecnológico em parceria com a Apex-Brasil, para aumentar a competitividade internacional do setor aeroespacial brasileiro. Os custos são integralmente subsidiados pela Apex-Brasil e em contrapartida as empresas participantes assumem a responsabilidade de se certificarem até o segundo semestre de 2021.
“A mera decisão de buscar uma acreditação como a NADCAP, de certa forma já começa a colocar a empresa em um nível diferenciado. O ganho que se tem é muito grande, sobretudo quando a empresa começa aplicar a abrangência, a disseminação destas melhorias aos demais processos da empresa, uma espécie de yokoten com o conhecimento adquirido”, afirma Marcelo Moreira, diretor do Grupo Serco.
Fazem parte desta nova fase, 9 empresas, as quais tiveram a oportunidade de conhecer na reunião de lançamento os detalhes, como escopo das atividades, cronograma de execução, papéis, responsabilidades e expectativas.
Os próximos passos do programa são diagnósticos, treinamentos e o acompanhamento da auditoria oficial PRI – Performance Review Institute.
O Programa
O Cluster Aeroespacial Brasileiro criou em abril de 2018 o Programa de Acreditação NADCAP, para que as empresas associadas possam receber treinamentos, capacitação e orientação para conquistar a acreditação. A primeira fase do programa foi focada em Processos Químicos, NDT, Compósitos e Selagem, considerando apenas o check-list – AC7135/4.