A empresa ATS foi selecionada para participar do Startout Brasil – Ciclo Miami, nos EUA. O programa apoia a inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo e é realizado pelas seguintes instituições: Anprotec, Sebrae, Apex-Brasil, Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Indústria, Comercio Exterior e Serviços.
O Startout Brasil prevê consultoria especializada na área de internacionalização, treinamento de pitch, missão para prospecção de clientes nos EUA, visitas a ambientes de inovação, como incubadoras de negócios, rodadas de reuniões e Demo Day com investidores. As passagens aéreas do representante da ATS serão subsidiadas pela Apex-Brasil.
A ATS está há 11 anos no mercado, tem sede em São Paulo (SP) e é associada ao Cluster Aeroespacial Brasileiro, do Parque Tecnológico. Para o Cluster, a aprovação da empresa no programa é uma excelente notícia em meio às novidades sobre a parceria entre Boeing e Embraer. “A ATS é uma empresa de pequeno porte que demonstra forte competência para a internacionalização. A prova disso é a sua colocação entre as cinco apoiadas pela Apex no programa, mostrando que não só as grandes empresas do Cluster possuem maturidade para o processo de fornecimento global mas também as startups”, avalia Marcelo Nunes, coordenador do Cluster.
A brasileira atua na área de engenharia de produtos para a indústria aeronáutica e de equipamentos e processos para a indústria pesada. Há um ano, abriu uma filial na Flórida (EUA), focada na venda de serviços de engenharia e de processos de simulações nas áreas de fluidodinâmica computacional (CFD) e preparação para análises estruturais (FEA).
“O Ciclo Miami vai nos permitir o início da nossa inserção no mercado americano e nos dará ferramentas para explorar o mercado em termos de marketing e vendas”, diz Guilherme Araújo Lima da Silva, CEO da empresa.
Para Silva, é importante aprimorar a capacidade de prospectar clientes internacionais, entender onde e como procurar, por meio de informações sobre um mercado relativamente novo para a empresa, uma vez que a capacidade técnica é de alto nível. “Temos plenas condições de atender o mercado aeroespacial americano. No Brasil já atendemos a Embraer, Avibrás, Marinha, Força Aérea e outros grandes players como Braskem, Ultragaz, Vale, Queiroz-Galvão e Petrobrás”, afirma Silva
A empresa está em fase de escalonamento e o programa a ajudará a ampliar seu raio de atuação. Também é parte dos planos ampliar a prospecção local, com a abertura de um escritório em São José dos Campos (SP), que será inaugurado no segundo semestre de 2018. Por aqui, a proposta é aproximar a ATS dos clientes do setor aeroespacial.