A Saipher ATC, especializada no desenvolvimento e comercialização de softwares e soluções para Controle e Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATC/ATM) lançou, em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o GRU Airport, o A-CDM (Processo de Tomada de Decisão Colaborativa em Aeroportos, em português).
Implementado no Aeroporto Internacional de São Paulo, o A-CDM possibilita o compartilhamento de informações entre os parceiros de maneira eficiente e padronizada para maior consciência situacional e consequente previsibilidade nas operações e eficiência do serviço. Como processo integrado de decisão colaborativa, a proposta é obter, além dos ganhos operacionais, melhorias ambientais e econômicas.
Durante a cerimônia de lançamento, o diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, falou sobre a filosofia do órgão de a cada dia melhorar a sua prestação de serviço. “Vejo aqui o resultado de um trabalho que começou em 2015. A partir de hoje, vamos poder mensurar o quanto de tempo nós ganhamos, o quanto de pontualidade melhoramos, o quanto de redução de CO² tivemos e o quanto o passageiro foi mais bem atendido nesse processo. É mais um passo para termos um gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo melhor.”
Na oportunidade, o presidente do GRU Airport, Gustavo Soares Figueiredo, disse ser uma honra ter sido escolhido como o primeiro aeroporto a trabalhar com o conceito A-CDM. “Por meio desse conceito, atingiremos a excelência nos serviços prestados”, completou.
Para o chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, o A-CDM não só vai aumentar a eficiência operacional, mas também promover uma integração entre os órgãos de controle do espaço aéreo, a administração aeroportuária e as empresas aéreas. “Isso vai melhorar a pontualidade do Aeroporto Internacional de São Paulo e, como consequência, aprimorar o fluxo de tráfego aéreo, nos dando a possibilidade de ter um planejamento geral muito melhor.”
A ferramenta A-CDM
A implantação da Operação A-CDM é uma iniciativa do DECEA, por meio da CISCEA, fruto de um acordo de cooperação com a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL). A estruturação do conceito no Brasil foi um trabalho que levou três anos e o seu desenvolvimento envolveu, além do DECEA, o GRU Airport, a INFRAERO e as companhias aéreas nacionais e internacionais. Como resultado, a Saipher ATC, responsável pelo software de controle dos movimentos aéreos no âmbito do aeroporto, desenvolveu duas importantes ferramentas: a ACISP, que torna possível o compartilhamento das informações, e a PDS (Pre Departure Sequencer), que ordena os voos de maneira automatizada.
Para o Diretor de Operações da Saipher ATC, Fred Boratto, o A-CDM é muito mais do que um conjunto de sistemas funcionando de forma integrada: ele é um conceito, um modelo de trabalho que propicia o aumento da eficiência nas operações do aeroporto, gerando benefícios a todos os stakeholders. “Implica em não apenas mudança de rotinas, mas mudança de mindset (mentalidade) em toda a cadeia de tomada de decisões. Por isso, a capacitação foi um dos aspectos mais importantes do projeto”, afirma.
Alto nível de capacitação
Em função da pandemia da Covid-19, a Saipher ATC criou uma plataforma de ensino a distância (EaD), a fim de treinar as companhias aéreas, empresas de ground handling, além de todos os parceiros do processo aeroportuário. A capacitação também esteve disponível ao CCO-GRU, à EPTA da INFRAERO e ao DECEA. O trabalho envolveu 140 profissionais, 327 horas de formação presencial e 10.952 horas de cursos a distância. No total, 1.582 pessoas receberam certificação no período de três anos.
Segundo o Diretor, a pandemia surgiu justamente durante o período de treinamento e a empresa precisou se adequar muito rapidamente para que um dos pilares mais importantes do projeto não fosse abalado. “Além dos treinamentos realizados, ainda teremos outros momentos de capacitação relativos a esta fase de operação assistida e criação de indicadores, que se inicia agora”, destacou Boratto.