No Brasil, ainda é muito grande a distância entre a pesquisa que ocorre nas universidades e a produção das empresas. O Parque Tecnológico acredita que é muito importante aproximar a academia e a pesquisa científica da indústria, para que juntas, as instituições possam traduzir os trabalhos em inovação e novos processos, fundamentais para estimular a competitividade e o desenvolvimento de todos os envolvidos.
Por isso, o PqTec promove mais uma rodada do Balcão 360 Tecnologia, no dia 8 de novembro, às 9h. O evento é um serviço exclusivo do Escritório de Negócios e visa aproximar as empresas dos pesquisadores de diversas áreas, que estarão à disposição para explicar em detalhes os trabalhos que desenvolvem, por meio das patentes que foram registradas recentemente.
As inscrições são gratuitas e abertas a profissionais de toda a região. Inscreva-se neste link.
Esta rodada será conduzida por professores e pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e terá oito mesas temáticas.
“Apresentaremos novos produtos e novas tecnologias, que podem ser desenvolvidas e aprimoradas em conjunto com as empresas”, diz Luiz Leduino Neto, professor associado da Unifesp e conselheiro do PqTec. “Enxergamos a possibilidade de agregar tecnologia à empresas e envolver pesquisadores e alunos em projetos de pesquisa e desenvolvimento”, acrescenta.
Conheça os temas que serão apresentados no evento
A Unifesp trará 12 pesquisadores para apresentar tecnologias em quatro áreas:
Engenharia de materiais: comportamento mecânico por fluência em ligas metálicas para aplicações aeroespaciais; motores termomagnéticos; sensores e dispositivos ópticos cerâmicos; biossensores.
Engenharia biomédica: manufatura aditiva aplicada à área da saúde.
Tecnologias da informação e comunicação e transformação digital: oportunidades abertas pelo uso de blockchain e de criptomoedas; data science; engenharia de software
Gestão e tomada de decisão: operations research, routing
Já Unesp contará com quatro pesquisadores, que vão apresentar tecnologias em mais quatro áreas:
Odontologia restauradora: aperfeiçoamento em dispositivo para teste de microtração.
Endodontia: modelo de utilidade – suporte para instrumental endodôntico.
Engenharia, instrumentação e meio ambiente: processo de captação, limpeza, armazenagem e uso de água pluvial para finalidades não potáveis.
Engenharia, construção civil e equipamentos: utilização de filme de diamante CVD como trocador de calor em condensador de vapor.
Inscreva-se neste link.