O Programa Colmeia divulga o resultado da primeira edição do Prêmio Bayer, criado para identificar bons projetos de universidades vinculadas ao PqTec, ainda em fase inicial. O prêmio recebeu 21 inscrições. Os vencedores se destacaram pela relevância do projeto e o potencial inovador do produto ou serviço que será desenvolvido.
Para identificar as melhores propostas, o Colmeia teve a parceria da multinacional Bayer. Dessa forma, a avaliação dos inscritos foi feita pela equipe do Escritório de Projetos do PqTec e por uma equipe de especialistas em inovação da Bayer.
“O apoio da Bayer nesta edição foi fundamental e essencialmente representado pela visão em cooperar com o desenvolvimento social e econômico do Brasil, em ações que visam integrar o ambiente acadêmico ao empreendedorismo”, diz Hamilton Souza, analista de Gestão da Inovação do PqTec.
Todos os candidatos serão contatados por e-mail. Os vencedores poderão ter acesso à trilha de desenvolvimento do PqTec e participar da seleção do Nexus Lab – primeira fase do programa de acompanhamento de startups do Parque Tecnológico São José dos Campos.
Conheça os projetos selecionados
1º lugar – Repelente Nanotecnológico
O que é: Desenvolvimento de um repelente de mosquitos que pode ser usado por pessoas mais sensíveis, como bebês e gestantes, usando nanotecnologia e componentes naturais e sintéticos.
Equipe: Carolina Barbara Rogerio (Líder Equipe), Daniele Carvalho Abrantes, Jhones Luis Oliveira, Lucas Bragança Carvalho, Leonardo Fernandes Fraceto
Universidade: Unesp
2º lugar – Seleção e Desenvolvimento de Materiais, Otimização de Processos
O que é: A equipe avalia dados, por meio de softwares de engenharia, para encontrar o material mais adequado ao projeto do cliente, que atenda aos requisitos da demanda e tenha o melhor custo-benefício.
Equipe: Ágatha Missio, Ana Carolina Fernandes, Matheus Silva, Mayara Cardozo
Universidade: Unifesp
3º lugar – 3D PET
O que é: Fabricação de próteses e cadeiras de roda para animais deficientes ou com problemas de locomoção utilizando impressoras 3D.
Equipe: Gabriel Freitas, Gabriel Victor, Gabriela Machado, Rayanny Caroline, Eryka Lopes, Ana Luísa e Diovanna Katiussi
Universidade: Unifesp