Representantes do Parque Tecnológico visitaram o Digital Experience Center da Siemens, em São Paulo, para conhecer referências e novas tecnologias que são desenvolvidas pela empresa alemã. No grupo estava Marcelo Nunes, coordenador do APL TIC VALE, Luiz Fernando Carvalho, coordenador do Escritório de Projetos do PqTec, Alberto Marques Filho, Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico na Prefeitura Municipal de São José dos Campos, e Eduardo Piloto, presidente da Assecre (Associação dos Empresários do Chácaras Reunidas).
“Já estamos pensando na RM VALE TI 2020, cujo tema é Tecnologias Autônomas. A Siemens é uma das empresas que trabalha forte nessa área”, explica Marcelo Nunes. Durante a visita, a empresa apresentou a tecnologia de gêmeos digitais. O gêmeo digital é a representação visual de um produto, processo de produção ou desempenho, que possibilita aos estágios de processo individuais serem conectados de maneira perfeita. Isso cria uma melhora consistente em eficácia, minimiza taxas de falha, encurta ciclos de desenvolvimento e abre novas oportunidades de negócios.
“Nosso objetivo foi conhecer as tecnologias e, como próximo passo, é desenvolver uma trilha de conhecimento que vai culminar na 7ª RM VALE TI, com a criação de alguns workshops com temas relacionadas a transformação digital e tecnologias autônomas”, afirma Marcelo Nunes. A ideia é integrar todas as indústrias do Vale do Paraíba nesses temas e criar um público mais bem preparado para absorver os conteúdos apresentados na Feira e Congresso de Tecnologia e Inovação, que ocorre de 15 a 17 de setembro no Parque Tecnológico.
A equipe de São José dos Campos foi recebida por Pablo Fava, vice-presidente sênior da Siemens Digital Industries, e José Borges Frias Jr., diretor de estratégia e de desenvolvimento de negócios da empresa.