O Parque Tecnológico São José dos Campos, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) realizaram hoje (14/12) o 1º Workshop Rota 2030 – Projetos e Programas Prioritários.
O evento reuniu 120 pessoas, entre representantes do setor automotivo brasileiro, de empresas ligadas ao setor, de instituições acadêmicas, como a Universidade de São Paulo e a Mackenzie, e também de empresas e instituições vinculadas ao Parque Tecnológico.
“O evento teve o objetivo de entender de que forma o Parque pode contribuir para identificar, coordenar e realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento para o setor automotivo, com a participação das empresas e das instituições acadêmicas vinculadas”, explica Elso Alberti Jr., diretor de novos negócios do PqTec.
Durante o evento, foram identificadas mais de 50 demandas do setor, especialmente para novas técnicas de propulsão (como alternativa ao uso de combustível fóssil) e manufatura avançada. Ao mesmo tempo, foram apresentadas mais de 370 ofertas de 34 instituições, especialmente nas áreas de manufatura avançada, técnicas de propulsão e big data.
“Este foi o primeiro passo para identificarmos demandas do setor e verificar que tipo de oferta as organizações do Parque apresentaram. Agora vamos entender por meio de quais projetos e quais recursos o desenvolvimento das tecnologias poderá ser feito”, diz Alberti Jr.
Para dar continuidade à discussão, um segundo workshop foi agendado para 26 de fevereiro de 2019.
O Programa Rota 2030 é regulado pela Lei nº 13.755/2018, que estabelece a nova política para o setor automotivo e está estruturado em três pilares: condições para a comercialização de novos veículos no Brasil; redução de imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro líquido para empresas que investirem em pesquisa e desenvolvimento e isenção fiscal para aquisição de peças.
A primeira medida da nova política industrial automotiva estabelece que todas as empresas que quiserem comercializar veículos no Brasil, sejam elas fabricantes ou importadoras, terão que firmar compromisso com o país de cumprir metas de eficiência energética e segurança veicular.
A lei pode ser acessada na íntegra neste link.