O Parque Tecnológico São José dos Campos expressa profundo pesar pelo falecimento do astrofísico João Evangelista Steiner, ocorrido na quinta-feira (10/9). Professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Steiner foi coordenador do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, criado em 2006 e financiado por meio de um projeto especial da Fapesp, com recursos repassados pelo Estado de São Paulo. O Parque Tecnológico São José dos Campos foi criado a partir desse projeto.
“João Steiner foi protagonista e peça fundamental na criação do Parque Tecnológico São José dos Campos. Lamentamos essa perda”, diz Marco Antonio Raupp, diretor-geral do PqTec.
Nascido em 1950 em São Martinho, interior de Santa Catarina, João Steiner graduou-se em Física na Universidade de São Paulo (USP), em 1973, onde obteve mestrado em Astronomia, em 1975, e doutorado na mesma área, em 1979. Logo em seguida, realizou sua pesquisa de pós-doutorado no Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, nos Estados Unidos.
Era membro da Academia Brasileira de Ciências e da TWAS (Academia Mundial de Ciências para o Avanço dos Países em Desenvolvimento), foi condecorado em 2001 com a Ordem do Rio Branco – Grau de Comendador, concedida pelo Ministério das Relações Exteriores, e em 2010 com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
Steiner também ocupou a Secretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e dirigiu o Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP).