Parque Tecnológico e Lace Engenharia firmaram parceria no dia 22/7 para a exploração do Laboratório de Compatibilidade e Interferência Eletromagnética (EMI/EMC), situado no Centro Empresarial IV.
O local foi equipado por meio de um convênio com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e com contrapartida da Associação Parque Tecnológico São José dos Campos, entidade privada sem fins lucrativos que gere o Parque Tecnológico.
As atividades do laboratório começaram hoje (24/7). No local, serão feitos testes de pré-qualificação de produtos para pesquisa e desenvolvimento das mais diversas áreas, como automotiva, aeronáutica, telecomunicações, informática, eletroeletrônica, médico e hospitalar, naval, ferroviária, agrícola e de óleo e gás, energia e minerações.
A Lace foi escolhida por meio de processo seletivo entre as empresas residentes no Parque Tecnológico que têm expertise nessa área.
“Com este laboratório à disposição, as empresas têm a possibilidade de testar produtos internamente, a um custo mais baixo, e podem ajustá-los antes de serem encaminhados para um ambiente de teste voltado para certificação, por exemplo”, explica Rubiane Oliveira, coordenadora de laboratórios do PqTec.
O laboratório é composto por uma câmara anecoica blindada até 40 GHz, sala de amplificadores, sala de controle e equipamentos para ensaios de emissão eletromagnética radiada e conduzida. Também podem ser realizados no laboratório ensaios de imunidade eletromagnética radiada e conduzida e de compatibilidade externos ao ambiente da câmara anecoica.