O Parque Tecnológico São José dos Campos participou do seminário “A Cooperação Espacial como Instrumento para o Progresso Econômico, Científico e Cultural”, realizado hoje (31) em Roma, na Itália.
O evento reuniu representantes do governo italiano, acadêmicos e cientistas, empresários e integrantes das comunidades diplomática e militar, com o objetivo de explorar parcerias para reforçar a cooperação espacial em todos os níveis.
A Itália tem um longo histórico de investimento em pesquisa espacial. Foi o terceiro país a lançar um satélite, logo depois de EUA e Rússia. Mantém relacionamento próximo com a Argentina nesse setor e deseja se aproximar também do Brasil.
O seminário contou com quatro painéis, dedicados a analisar a cooperação internacional em matéria espacial e diplomacia espacial; economia e indústria espaciais; aplicações das tecnologias espaciais para fins ambientais, agrícolas e culturais e oportunidades de cooperação em matéria de inovação na área espacial, do qual participou Rodrigo Mendes, coordenador de internacionalização do PqTec.
Rodrigo Mendes compartilhou com os participantes a perspectiva do Parque sobre o ecossistema tecnológico espacial brasileiro e também ações desenvolvidas por meio do Cluster Aeroespacial Brasileiro.
O seminário foi promovido pela Embaixada Brasileira na Itália e pela Organização Internacional Ítalo-Latino-americana. Além do Parque Tecnológico São José dos Campos, outras instituições brasileiras estavam representadas, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e a Agência Espacial Brasileira. Também estavam presentes representantes da Agência Espacial Europeia (ESA), da Agência Espacial Italiana e de associações de indústrias, empresas, instituições de pesquisa e outros parques tecnológicos.