O Parque Tecnológico São José dos Campos esteve presente no EBN Congress (Congresso da Rede Europeia de Inovação e Negócios), que ocorreu em Luxemburgo de 6 a 8 de junho. É a primeira vez que o Parque participa do evento, considerado um dos mais importantes do setor.
José Iram Barbosa, diretor de operações, e Rodrigo Mendes, coordenador do programa de internacionalização, participaram de conferências, workshops, sessões de pitch e atividades de networking. Durante o evento, intensificaram relações com o Centro Europeu de Inovação e com os principais centros portugueses nas áreas de TIC, aeroespacial e energia.
“Fizemos contato com vários parceiros, principalmente de Portugal e da Espanha, e desenvolveremos projetos de softlanding e internacionalização com empresas desses países”, diz Barbosa.
O evento teve uma sessão dedicada ao setor espacial, o que favoreceu a aproximação do Parque com a Agência Europeia Espacial (ESA). “Pretendemos usar a metodologia da ESA para uma incubadora espacial”, explica Barbosa. No futuro, o Parque Tecnológico deve estabelecer parceria com a Agência Brasileira Espacial para criar uma vertical da área espacial no Nexus, o hub de inovação do Parque Tecnológico.