A abertura da quarta edição do Fórum da Indústria Espacial Brasileira, realizada no dia 20 de outubro, contou com a participação virtual do presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura. A AEB é uma autarquia vinculada ao MCTI. Ele destacou a importância e os benefícios proporcionados pelas tecnologias espaciais no dia a dia de cada cidadão. “A AEB sente-se honrada de, em parceria com o Parque Tecnológico São José dos Campos, e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, abrir a quarta edição do Fórum da Indústria Espacial Brasileira. Será a oportunidade ideal para que todos do segmento espacial identifiquem como melhor se inserir e prover soluções às demandas da sociedade”.
Foram exibidos vídeos com mensagens do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes; do diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Marco Antônio Raupp; do diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da FAB (DCTA), o Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Potiguara; do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Clézio de Nardin; do presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), Júlio Shidara; e do fundador e CEO do portal MundoGeo, Emerson Granemann.
Neste ano, o 4º Fórum da Indústria Espacial Brasileira está inserido dentro da 7ª RM Vale TI, também de forma on-line e gratuita. Neste ano, o tema é “Aplicações Espaciais”. A proposta é que seja explorado o desenvolvimento de diversas aplicações por meio da tecnologia espacial. Busca-se estimular a participação do setor privado e criar um novo ambiente de negócios espaciais no Brasil, bem como fortalecer a cadeia de valor do setor espacial, identificar e atrair empresas do segmento de aplicações.