O Parque Tecnológico São José dos Campos renova o contrato de parceria com o Hub55, plataforma de internacionalização que reduz custos e acelera o processo de penetração em novos mercados das empresas. O Hub é uma iniciativa da Paseli Consultoria em parceria com o governo de Connecticut (EUA) e com o apoio da Secretaria de Políticas de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Desde abril de 2017, o Parque pode contar com a plataforma que incialmente começou com sua base nos EUA, mas no final do ano passado expandiu para Europa, na Holanda. Agora há novidades no novo acordo: São José dos Campos ganha um escritório do Hub55, para que seus associados estrangeiros possam usar o ambiente do Parque Tecnológico como um espaço compartilhado. A ideia é atrair e facilitar o estabelecimento de empresas estrangeiras no Brasil, especialmente as do setor aeroespacial.
O anúncio da criação de uma nova empresa da brasileira Embraer e da norte-americana Boeing volta as atenções do setor para uma nova configuração do mercado. “O desenvolvimento dos negócios aeroespaciais internacionais no Brasil vão crescer com a joint-venture , há uma ampliação das oportunidades e isso tem atraído a atenção de empresas de várias partes do mundo”, afirma Alexandra Gioso, diretora do Hub55 São José dos Campos.
Para Marco Antonio Raupp, diretor do PqTec, as novas iniciativas do Hub55 significam oportunidades de negócios. “Além de abrir a possibilidade de nossas empresas atuarem no mercado externo, facilita a entrada de novos negócios no Brasil”, diz.
É a mesma visão de Alessandra Gioso. “Criamos um ambiente de negócios aqui em São José dos Campos, facilitando o acesso dos membros do Hub55 às empresas vinculadas ao Parque Tecnológico.”
O Hub55 também inaugura um posto em Amsterdã, na Holanda. Assim como nos EUA, as empresas vinculadas ao Parque podem usar a estrutura no país.