A Finep lançou recentemente, em parceria com a rede EUREKA, a chamada pública GlobalStars, destinada a projetos de inovação em todas as áreas do conhecimento. O objetivo é fomentar a cooperação em pesquisa e inovação entre empresas brasileiras e de países membros da rede (Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Espanha e Suíça).
A Finep pode destinar de 100 mil a 1 milhão de euros a cada empresa nacional que integre os consórcios aprovados na chamada sob a forma de subvenção econômica, ou seja, sem necessidade de devolução dos recursos. Além da Finep, a Embrapii e a Fapesp participam da chamada.
Para o desenvolvimento do projeto, as empresas brasileiras interessadas devem apresentar propostas em conjunto com ao menos uma empresa originária das demais nações participantes. Uma vez aprovado o consórcio, cada empresa será apoiada pelas organizações de fomento de seus respectivos países. A participação de instituições de pesquisa e universidades associadas às empresas candidatas é aceita, também condicionada à regulamentação de financiamento dos países de origem.
Os projetos candidatos devem, ainda, refletir a abordagem ‘bottom-up’ utilizada pela rede EUREKA, ou seja, o plano de trabalho e o cronograma de realização devem ser criados a partir da definição dos objetivos a serem alcançados pelo projeto.
O prazo para recebimento das propostas, que devem ser enviadas por meio do portal da rede Eureka, se encerra no dia 31 de outubro. A Finep, a Fapesp, a Emprabii e as instituições financiadoras dos países que integram a chamada formarão o Painel de Avaliação Internacional, que irá estabelecer uma lista de classificação de todos os projetos em ordem decrescente de mérito. Até o dia 15 de novembro, os participantes receberão retorno desse processo e, em caso de aprovação, convite para apresentação de proposta nacional.
Todos os detalhes da chamada estão neste link.