No seu quinto ano de execução, o Ranking 100 Open Startups de 2020 trouxe mais uma vez as empresas da nova economia que mais se destacaram na realização de inovação aberta com as companhias tradicionais. O anúncio oficial aconteceu no Whow! Festival de Inovação 2020.
Além do ranking geral das 100 startups de maior destaque para o mercado corporativo, a 100 Open Startups também premiou outras 29 categorias.
Duas empresas sediadas no Parque Tecnológico São José dos Campos foram destaque em duas categorias. A Autaza, startup graduada no Nexus, ficou entre as 10 empresas de destaque na categoria Inteligência Artificial. A Lace, que faz parte do Nexus Scale-up, foi premiada na categoria Produtividade.
A Dom Rock, que chega ao Parque até o final de 2020 e estará no programa Nexus PDI, foi selecionada entre as dez melhores na categoria Big Data.
“É mais uma prova da qualidade das empresas instaladas e acompanhadas pelo Parque Tecnológico. Ser destaque entre tantos é um grande mérito”, diz José Iram Barbosa, diretor de operações do PqTec.
A ProHauser, empresa associada ao APL TIC VALE, gerido pelo PqTec, também ficou entre dez melhores na categoria Internet das Coisas.
Metodologia e base do ranking
As bases de dados para o desenvolvimento da premiação vêm a partir das startups e empresas cadastradas na plataforma da 100 Open Startups, segundo Rafael Levy, CTO da empresa. Neste ano foram 13.177 startups e 2.825 companhias cadastradas.
As startups precisam estar em estágio inicial, que é definido com faturamento ou investimento, até dezembro de 2019, para o ranking de 2020, inferior a R$ 10 milhões e elas precisam ter realizado open innovation com empresas que possuem mais de 100 funcionários.
Veja as listas completas neste link.